Pix garantido – alternativa a cartão de crédito – como vai funcionar?


Entenda como o Pix Garantido, uma modalidade similar ao cartão de crédito, vai funcionar.

Logo quando chegou, o Pix já se tornou um verdadeiro sucesso entre os brasileiros, pois passou a simplificar e tornou as transações e pagamentos mais rápido. Diante disso, novas modalidades e formas de utilizar o recurso começaram a ser implementadas para trazer mais benefícios e facilidades. Desta forma, o Banco Central tem desenvolvido várias modalidades diferentes de pagamentos feitos com o Pix, como o Garantido e Parcelado, por exemplo. A modalidade rapidamente passou a ser vista como uma ameaça direta aos cartões de crédito pela praticidade que oferece.


Veja os benefícios e como é simples utilizar o Pix Garantido em suas compras e transações logo a seguir e entenda como o novo recurso desenvolvido pelo Banco Central pode te ajudar em seu dia a dia!


Pix Garantido

A nova modalidade de pagamentos Pix, que foi criada pelo Banco Central, permite que os usuários realizem parcelamentos de suas compras através do já existente Pix, escolhendo assim datas futuras para que o pagamento seja feito, da mesma forma como seria feito com um cartão de crédito onde o usuário pagaria pela fatura apenas no mês seguinte em que a compra foi realizada. Esta modalidade é diferente de outra criada anteriormente, o Pix Agendado. Isso, pois o Pix garantido necessita que haja uma instituição financeira que seja habilitada para que então ela seja responsável por intermediar a transação em questão. Esta instituição então irá se responsabilizar pelo pagamento, para que ele seja de fato realizado caso o usuário em questão que realizou a compra não conte com saldo suficiente no momento.


Desta forma, o funcionamento do Pix Garantido será feito da seguinte forma: ao realizar o pagamento de um produto ou serviço específico, o consumidor poderá então realizar o agendamento na modalidade do Pix Garantido, através do seu aplicativo bancário. Assim, o banco em questão ficará responsável por fazer uma análise a respeito do pedido em questão, para conferir se o usuário tem limite de crédito suficiente para realizar a compra, para que em seguida seja feita a confirmação do pedido. No momento em que a data do pagamento chegar, o banco então irá realizar o procedimento como instituição intermediadora, debitando do saldo do cliente o valor da compra. Caso o usuário não tenha no momento o valor, ele passará então a incorrer em juros até que consiga zerar o débito.


Portanto, vale reforçar que apesar de ser uma forma simples de realizar pagamentos através do Pix, é preciso ter atenção em alguns aspectos. Esta modalidade do Pix então funcionará de forma muito parecida com a concessão de crédito pessoal que é feita em geral paras instituições financeiras. Assim, os usuários que utilizarem deste serviço em questão ficarão condicionados ao pagamento de juros caso não cumpra com os pagamentos devidos pela falta de saldo.

Uma grande vantagem do Pix Garantido é simplificar os pagamentos para os que não possuem cartões de crédito por exemplo, mas é preciso ter muito cuidado estes pequenos detalhes para que não acabe pagando por juros devido a algum descuido que pode ser evitado. As taxas podem ser altas, a depender da instituição que está sendo a intermediadora, mas vale ressaltar que acabam ainda assim sendo mais baixas do que alguns cartões de crédito ou até mesmo pelo cheque especial.

Portanto, a modalidade ainda valerá a pena ser comparada com estes outros métodos mesmo que o usuário acabe se esquecendo de manter o saldo em conta para o pagamento. Além do fato de que muitas pessoas podem não ter acesso a cartões de crédito que necessitam de análises prévias de instituições que por vezes acabam não aprovando as solicitações dos usuários.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.