RG Digital – como solicitar em SP


Confira como baixar o aplicativo e realizar a solicitação do RG Digital em SP.

A possibilidade de ter os documentos pessoais e essências a mão de forma prática e digitalmente, para consultar ou apresentar no momento que for preciso, está disponível para os brasileiros há poucos anos. Lembrando que os documentos digitais são legítimos perante a lei e aceitos em todo território do Brasil.


A procura pelos documentos digitais tem crescido e no ano passado (2021) foi lançado por meio da Polícia Civil do Estado de São Paulo o aplicativo” RG Digital SP”. Através deste aplicativo, que está disponível para iOS e Android, é possível acessar e visualizar o RG digital.


Confira abaixo o passo a passo para baixar o aplicativo e realizar a solicitação do RG Digital. Veja também, como realizar a solicitação da segunda via digital e aprenda um pouco sobre os documentos digitais (quais são e como solicitá-los). Ao fim, verifique uma pequena lista com alguns aplicativos disponíveis atualmente para visualização de documentos como CPF, título de eleitor e outros.


Quem pode solicitar os documentos digitais?

Os documentos digitais devem ser solicitados pelo titular por meio da leitura do QR Code que está nos documentos mais atuais.


Veja a baixo a lista com os documentos que possuem o QR Code e podem ser carregados em aplicativos:

  • RG emitidos a partir do mês de fevereiro do ano de 2014;
  • CNH emitidas a partir do ano de 2017;
  • CPF emitido a partir do ano de 2011.

Passo a passo para solicitar o RG Digital SP

1. O primeiro passo é procurar o app “RG Digital SP” na sua galeria de baixar aplicativos do celular (apple store ou Google Play Store); o selecionar e o baixar;

2. O segundo passo é abrir o aplicativo;

3. O terceiro passo é selecionar a opção “Adicionar RG Digital” realizando a leitura do QR Code (que poderá ser encontrado na parte traseira do documento);

4. O quarto passo após a leitura do QR Code é inserir o número completo do seu documento (RH) e ao fim selecionar a opção “solicitar”;

5. O quinto passo é apresentado pelo aplicativo através dos termos de uso e as condições e políticas de privacidades; após concluir a leitura selecione “concordar”;

6. O sexto passo é fazer a leitura facial;

7. O sétimo e último passo é a criação da senha numérica que deve conter quatro dígitos, também havendo a possibilidade de salvar a biometria;

Após concluir os sete passos da solicitação por meio do aplicativo o seu RG Digital estará pronto! E para consulta-lo no momento que precisar e quantas vezes for necessário basta acessar o aplicativo, inserir a sua senha ou a biometria, na primeira página clique em “Minha carteira” e visualize o seu RG.

Como solicitar a segunda via do RG Digital?

A segunda via do RG digital pode ser solicitada por meio do aplicativo “RG Digital SP” ou por meio de totens do Poupa Tempo.

Meus documentos não possuem o QR Code, o que devo fazer para solicitar a atualização?

Nestes casos é necessário atualizar o documento da forma tradicional, realizando o agendamento no site do poupa tempo e indo pessoalmente no local para fazer todo o processo que é preciso para atualização de documentos.

Quais são os aplicativos para visualização de outros documentos?

Confira abaixo uma breve lista que contém os aplicativos que precisará baixar em seu celular para acessar outros documentos como CNH, Carteira de Trabalho e CPF.

  • Para a visualização da carteira de trabalho digital baixe o aplicativo” Carteira de Trabalho Digital”;
  • Para a visualização da CNH baixe o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”;
  • Para a visualização do CPF baixe o aplicativo “CPF Digital RFB”;
  • Para a visualização do título de eleitor baixe o aplicativo “e-Título”.

Por Gabriele Souza



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.