Como tirar o novo RG no Poupatempo


Saiba aqui o que fazer para solicitar o novo RG nos postos do Poupatempo.

Há algum tempo foi anunciado que o RG do brasileiro iria mudar. Passar por um processo de modernização que faria com que ele fosse um documento muito valorizado. Porém, por muito tempo este projeto parece ter ficado na gaveta, pois já não se falava mais nisso até que no fim de 2021 foi feito um anúncio que já no ano de 2022 começariam a chegar os primeiros documentos digitais, que sem dúvidas vão facilitar muito a vida dos brasileiros.


Enfim, a carteira de identidade na versão digital já é uma realidade e está muito perto de chegar para alguns brasileiros.


O novo formato do RG já está vigorando e, para quem ainda não sabia desta informação, ele será um documento de identidade em que constará o número do CPF, número do título de eleitor e número da carteira profissional.


Por esta informação já se pode concluir o quanto ele será bem-vindo, uma vez que por ele serão dispensados os outros documentos. Aquela papelada que muitas vezes causa uma confusão danada.


Pois é, ninguém duvida da importância deste novo documento, o que o brasileiro ainda está em dúvida é em relação à forma de solicitá-lo.

Como fazer o pedido do novo RG?

Para fazer a solicitação do novo RG é só ir a um totem que o Poupatempo possui. Lá será preciso que alguns procedimentos sejam seguidos para que dê tudo certo.

Para as pessoas que tiveram seus documentos de identidade emitidos depois do mês de agosto do ano de 2014 a solicitação do RG digital deve ser realizada também nos totens do Poupatempo. Aqueles de autoatendimento que estão distribuídos em supermercados, shoppings, postos de gasolina, estações do metrô e inclusive na CPTM de São Paulo, acessando o lado que fica por dentro das catracas.

Assim, depois que você encontrar um totem você deve seguir alguns procedimentos que são informados, de modo que você coloque alguns dados como o número do seu documento de identidade, número do CPF, além da data de nascimento.

Certifique-se que esteja tudo correto pois uma vez confirmado, não será possível fazer a alteração dos dados.

Só serão solicitados os números do CPF e RG, os demais documentos serão identificados a partir destes dados e anexos ao documento digital.

Quem desejar, poderá utilizar a sua identidade atual na forma digital, em celulares que trabalham com o sistema Android.

Para quem fez a sua carteira de identidade antes do mês de agosto do ano de 2014 não poderá solicitar seu documento digital pelos totens de autoatendimento. Nestes casos será necessário que seja feito um agendamento para um atendimento presencial. Basta acessar o site do Poupatempo de São Paulo.

Para saber mais sobre o RG digital é só ir a um posto de atendimento do Poupatempo ou acessar o seu site.

Como já foi mencionado aqui, o RG digital oferece aos seus titulares muitas vantagens, como o fato de nele poder constar dados de outros documentos que muitas vezes são indispensáveis.

Mas além desta vantagem, trata-se de um documento com uma maior segurança, uma vez que nele haverá o QR Code que é um autenticador que impossibilita falsificações e fraudes com o documento.

Além disso, o documento digital que unifica os demais documentos vai facilitar muito a vida das pessoas, pois com ele os serviços públicos que normalmente precisam de todos os documentos irão atuar de modo mais rápido e menos burocrático. Como ocorre no caso de prova de vida que é requerido pelo INSS.

Bem, como podemos concluir, o RG digital realmente chegará com um caráter muito positivo, facilitando a vida das pessoas. De forma gradual ele estará cessível a todos os brasileiros, porém, quem não quiser tirá-lo poderá continuar utilizando o atual.


Ana Paula


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.