Como solicitar a nova carteira de trabalho digital


Saiba aqui como solicitar a nova carteira de trabalho digital.

Para quem não sabe, a carteira de trabalho na forma digital já encontra-se disponível no formato online.


Dessa maneira, se o leitor ficou curioso e quer saber mais sobre como obter a carteira de trabalho, não deixe de acompanhar as informações abaixo que falam justamente sobre como fazer a solicitação do documento online.


Sabe-se que a carteira de trabalho digital tornou-se uma realidade há pouco tempo. Porém, por agir tornando mais fácil a vida dos trabalhadores, ela já se tornou bastante famosa. Desse modo, inúmeros trabalhadores já demonstraram interesse. Por isso, a seguir iremos ensinar o passo a passo de como obtê-la.


Para começar, é bom deixar claro que se pode realizar a solicitação do documento, tanto por meio de aplicativos baixados nos smartphones quanto por notebooks e computadores de mesa, por meio do site do Governo Federal, que pode ser acessado por meio do link: https://www.gov.br/pt-br.


Com isso, atualmente, a carteira de trabalho tem sido emitida de duas formas distintas, isto é, tanto no formato físico quanto digital. No entanto, a prioridade está no formato online, enquanto isso, no formato físico ainda são emitidos alguns documentos, mas está ficando cada vez menos comum.

Por meio da CTPS em formato digital, o indivíduo consegue ter acesso a qualquer tipo de dados que ele teria com o documento físico. Dessa forma, no caso de perder o documento, é possível pedir uma segunda via. Além disso, há outras questões como acessar o contrato de trabalho atual e consultar outros direitos trabalhistas, como por exemplo o PIS. Vale ressaltar que esses são apenas alguns exemplos básicos, já que é possível ir até mais além.

Como já foi mencionado antes, o primeiro passo é acessar a página do Governo Federal; ao abrir a página, é necessário clicar em “solicitar” (no caso, trata-se da carteira de trabalho); em seguida, deve-se ir em cadastrar; assim, de acordo com a ordem apresentada pelo site, o indivíduo deve preencher os campos com suas informações pessoais; pode ser que o usuário já tenha o cadastro, mas tenha se esquecido. Portanto, se for esse o caso, a alternativa é clicar onde estiver escrito “Já tenho cadastro” e em seguida redefinir senha; retomando a ideia inicial, outro passo é ir na área do trabalhador com o intuito de ir no documento digital; também é permitido ao usuário realizar uma consulta a respeito do seu histórico laboral. É possível executar todos esses processos pelo celular, baixando aplicativos alinhados com iOS e Android. Dessa forma, pelo celular, o usuário pode receber algumas notificações sobre o processo.

É válido ressaltar que o documento impresso ainda é necessário em certos tipos de emprego. Toma-se como exemplo trabalhadores de órgãos públicos e também internacionais. Sendo assim, para ter o formato físico em mãos é preciso antes de tudo realizar o agendamento por e-mail, algo atrelado ao Estado a que o cidadão pertence; são necessários alguns documentos tais como documento com foto e CPF. Além disso, não se pode esquecer do comprovante de residência, bem como comprovar o estado civil. Levar foto 3×4 também é imprescindível. Pessoas estrangeiras devem apresentar, além dos documentos descritos acima, uma carteira migratória conhecida por CNRM.

Não se pode negar que a carteira de trabalho digital marca o início de uma era de documentos digitais. Isso porque, nos dias de hoje, já funciona a carteira de habilitação digital e, em breve, estará em pleno funcionamento o RG digital também. Por isso, daqui há algum tempo, não haverá necessidade de carregar documentos, a menos que a pessoa esteja sem celular. Mas no geral, as pessoas irão precisar se adaptar às novas tecnologias, já que elas estão sendo desenvolvidas com o objetivo de facilitar a vida das pessoas.


Ana Paula


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.