Como sacar o dinheiro esquecido nos bancos?


Saiba aqui o que fazer para resgatar o dinheiro esquecido que você possui nos bancos.

Recentemente, o Banco Central (BC) divulgou um passo a passo para pessoas físicas e jurídicas que desejam consultar a possibilidade de receberem dinheiro esquecido em bancos. O tutorial também informa como realizar a retirada desse dinheiro.


A consulta e o agendamento dos saques irão se iniciar no próximo dia 7 (segunda-feira), com os saques ocorrendo ao longo de todo o mês de março, em dias especificados pelo calendário do BC.


Além disso, foi informado que o Banco Central planeja uma nova rodada de consultas e saques para o mês de maio.


Diante da proximidade dos prazos, é preciso que os cidadãos fiquem atentos e se informem o quanto antes sobre a possibilidade de receberem algum valor. Para isso, basta seguir o tutorial abaixo!


Passo a Passo

O BC disponibilizou um novo site para consultar e verificar se os usuários possuem algum dinheiro esquecido em bancos, informando inclusive a data em que poderão retirar tal dinheiro.

Além disso, o BC também disponibilizou um calendário com as datas de consulta e saque para diferentes grupos de pessoas. Por isso, antes mesmo de realizar o processo descrito abaixo, o cidadão precisa conferir quais são as datas referentes à ele.

Uma vez com as datas em mãos, basta seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o site Valores a Receber na sua data específica de consulta;

  2. Leia e aceite o termo de responsabilidade;

  3. Use seu CPF ou CNPJ para consultar se existem valores a receber;

  4. Caso possua algum valor a ser recebido, anote a data informada pelo sistema, pois ela será sua data de saque;

  5. Quando chegar na data informada, acesse novamente o site. Dessa vez, utilize o login Gov.br para poder acessar o sistema de saque, verificar qual é o valor disponível para retirada, e então solicitar sua transferência;

  6. Escolha a opção de transferência que melhor lhe agradar:

    1. A opção “solicitar por aqui” permite a transferência do valor via Pix, com o dinheiro caindo em até 12 dias úteis. Caso escolha essa opção, o usuário irá precisar informar sua chave Pix e seus dados pessoais. É recomendado guardar o número de protocolo da transação, caso seja preciso recorrer com a instituição;

    2. A opção “solicitar via instituição” permite a retirada em uma instituição bancária. Nesse caso, o usuário precisará entrar em contato com a instituição (por telefone ou e-mail, por exemplo) para determinar como irá retirar o valor disponível.

  7. Agora, basta aguardar o recebimento de seu dinheiro!

Observações Importantes

  • Para poder acessar o sistema de saque, o usuário precisará de uma conta Gov.br, logo, caso ele não tenha, é recomendado que crie antes da data de saque estipulada. É possível fazer o cadastro gratuitamente através do site Gov.br ou através do aplicativo Gov.br, disponível tanto na Google Play Store quanto na App Store.

  • Caso o usuário perca ou não tenha anotado sua data de resgate/saque, ele poderá acessar o sistema em outro dia para obter uma nova data de retorno.

Calendário de Consultas e Saques

Conforme dito anteriormente, o BC divulgou um calendário com as datas de consulta e saque para diferentes grupos de pessoas. Confira abaixo!

Pessoas nascidas antes de 1968 ou que abriram empresas antes de 2022:

  • Acesso ao saldo entre 7 e 11 de março.

  • Caso perca o prazo, a repescagem será dia 12 de março, entre 4 e 24h.

Pessoas nascidas entre 1969 e 1983 ou que abriram empresas nesse mesmo período:

  • Acesso ao saldo entre 14 e 18 de março.

  • A repescagem será dia 19 de março.

Pessoas nascidas após 1984 ou que abriram empresas neste ano:

  • Acesso ao saldo entre 21 e 25 de março.

  • A repescagem ocorrerá a partir de 26 de março.

Quanto tempo levará até que o usuário receba o dinheiro disponível?

Após solicitar o saque no site, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para realizar a transferência do saldo para o usuário.

É esperado que as transferências via Pix sejam ainda mais rápidas.


Isaac Emanuel Loiola Lopes


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.