Como Conseguir Emprego Depois dos 40 Anos


Confira aqui algumas dicas para ajudar a conseguir emprego depois dos 40 anos.

A crise de pandemia, que durou quase dois anos, gerou séries dificuldades financeiras aos brasileiros. Após a pandemia, a vida social e econômica no Brasil começou a se reerguer por meio dos incentivos financeiros do governo federal.


Ao longo desse período de crise pandêmica ocorreu uma série de muitas incertezas na economia brasileira, sobretudo no mercado empregatício. Grande parte dos profissionais brasileiros perderam suas profissões, suas fontes de renda, por conta dos decretos impositivos que proibiram muita gente de trabalhar. Hoje, mesmo os cidadãos mais experientes esbarram em dificuldades para galgar vagas de empregos.


Entre os cidadãos que mais sofreram na renda estão os profissionais com mais de quarenta anos. Desta maneira, seguem oito dicas para conquistar um novo trabalho, depois dos 40 anos, nesse período de surgimento de muitas novas oportunidades:


1 – Aprender novas competências: todo profissional sabe que, para crescer em carreira ou manter-se em um bom emprego, precisa passar pelos constantes aperfeiçoamentos. Não se trata apenas de cursos técnicos; o profissional deve saber onde começar a aperfeiçoar as suas qualificações, podendo realizar isso por conta própria.


2 – Saber aprender algo com a nova geração de jovens profissionais: obviamente que um jovem de 20 anos não sabe tanto da vida quanto um adulto de 40 anos. Entretanto, o jovem está sempre muito mais familiarizado com as novas tecnologias que os adultos mais velhos, e isso se dá no piloto automático. Vale a pena sempre aprender mais. Um homem de 45 anos nem sempre tem tempo para lidar com tecnologias como tablets, por exemplo, quanto um jovem de 19. Nessa troca de experiências, em níveis diferentes, todos sempre ganham. Depois dos quarenta, estar atualizado nas tecnologias de smartphone, por exemplo, pode fazer uma grande diferença, desde conquistar um novo emprego em tempo hábil, como poder atuar de qualquer lugar.

Leia também:  Aplicativos de Celular para Ganhar Dinheiro

3 – Atualização de currículo é sempre algo que urge: um currículo é como um cartão de propaganda, um portal para que os recrutadores possam ter uma ideia de quem está pretendendo uma vaga. Assim, currículos bem escritos, sucintos; bem organizados e na extensão ideal, fazem toda a diferença, convencem aos empregadores, aos entrevistadores. Hoje os currículos podem ser montados de formas variadas, conforme as especialidades e nem precisam ser impressos, são compartilhados pelos meios de comunicação e redes sociais, como LinkedIn.

4 – Estabelecer confiança será sempre fundamental: na medida em que o tempo passa, empresas de todos os tipos estão derrubando a chamada “barreira da idade”. O que mais conta na atualidade é a competência e não as condições sociais, culturais ou raciais. As políticas inclusivas estão dando bons resultados, muitos profissionais de grandes talentos, que são pessoas deficientes, estão angariando espaços de liderança em grandes empresas. Se assim é, profissionais acima dos 40 também podem.

5 – Acionar os contatos via redes sociais, e-mails, LinkedIn, Whatsapp, entre outros: é sempre importante, e positivo, contar com auxílio de amigos, gente da família, colegas de serviços anteriores, de modo a poder ser indicado, tornar-se um referencial público por suas qualificações e competências. Todo contato, toda referência pode ser a abertura para uma oportunidade.

6 – Aposte muito na divulgação de seu currículo via redes sociais em internet: hoje um post de Twitter, Facebook ou Whatsapp se torna uma importante ferramenta na divulgação de nossos talentos. Muitas vezes, um comentário bem escrito e sensato, a respeito de um fato social, desperta o interesse de um diretor de jornal, por exemplo, abrindo as portas para se trabalhar na imprensa.

Leia também:  Conta de Luz pode Baixar em 2018

7 – Saber reforçar e garantir suas próprias habilidades em uma entrevista: o recrutador sabe avaliar a psicologia dos candidatos. A pessoa que demonstre confiança e disposição de compromisso está dentro.

8 – Invista em trabalhos temporários: enquanto um emprego fixo não seja possível, todo tipo de emprego temporário não só garante sua renda, como também acumula positivamente experiências em seu currículo, bem como, atrai os recrutadores que percebem o emprenho da pessoa em vencer na vida.


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.