SPTrans – Como Comprar Crédito no Bilhete Único


Saiba aqui como comprar crédito no Bilhete Único da SPTrans.

Como forma de trazer melhorias para o transporte público e para a mobilidade urbana, o Bilhete Único é uma ferramenta usada ao redor do Brasil. A iniciativa em questão começou no estado de São Paulo e foi popularizada pela SP Trans, que é responsável pelos ônibus da cidade e atualmente atua de forma conjunta com a Companhia Paulistana de Trens Metropolitanos, bem como ao Metrô de São Paulo.


É possível afirmar que o Bilhete Único possui funcionamento similar a um cartão pré pago. Logo, para utilizar é preciso realizar a compra prévia de créditos para fazer a reposição. Atualmente, com o intuito de facilitar a vida das pessoas, existem várias formas de manter o Bilhete Único recarregado e evitar filas nas estações.


Para as pessoas que desejam fazer uso dos aplicativos como forma de recarregar o cartão, é possível usar tanto o Cittamobi quanto o Ame Digital. Ambos os aplicativos estão disponíveis para sistemas operacionais Android e iOS, respectivamente, na Google Play Store e na Apple Store.


No que se refere ao Ame Digital, para fazer a compra é preciso selecionar a opção “Andar pela cidade” e escolher “Cartão de transporte”. Então, basta inserir a cidade e o número do cartão. Na sequência, o usuário precisa inserir o valor que deseja recarregar e se pretende fazer isso de forma mensal, diária ou comum. Por fim, os créditos devem ser validados em terminais de autoatendimento, disponíveis em terminais de ônibus, metrô e trem.


No Cittamnobi a recarga depende da criação de uma carteira digital. Então, o usuário adiciona o saldo, cadastra o Bilhete Único e seleciona a opção de comprar créditos. Por fim, basta fazer a validação da mesma forma descrita anteriormente.

Além dos aplicativos citados, é possível fazer a recarga através do PicPay. Ainda no menu inicial do aplicativo, basta selecionar Cartão de transporte e fazer o cadastro do bilhete único. Então, é necessário selecionar se este pertence a um estudante ou não e escolher o tipo de recarga que será feito, assim como o seu valor. Por fim, basta escolher a melhor forma de pagamento e clicar em pagar, seguindo posteriormente para um posto de validação dos créditos.

Existem ainda outras possibilidades, todas disponíveis em celulares Android e iOS, que permitem aos usuários do transporte público fazer as suas recargas do cartão de forma facilitada, rápida e sem precisar enfrentar filas longas. Entre estes merece destaque o Mercado Pago e o RecargaPay. Ambos possuem formas de uso bastante similares à do PicPay.

Além disso, vale citar que existem outros aplicativos mais específicos que podem ser usados para facilitar esta tarefa que faz parte da vida de qualquer morador de uma grande cidade. Nesse caso, destaca-se o Ewally, que é um aplicativo voltado para recargas do tipo comum e apenas para estudantes. O Quicko também foi pensado para atender este mesmo público e oferece o mesmo tipo de possibilidade de recarga.

É possível afirmar que devido à rotina atribulada dos centros urbanos brasileiros e ao fato de que os transportes públicos estão sempre cheios, fazer a recarga antecipadamente pode poupar minutos preciosos e garantir que alguém chegue no horário onde precisa estar. Logo, garantir essas facilidades ao público é uma iniciativa bastante interessante.

Portanto, se você ainda não possui o seu Bilhete Único ou não sabe como fazer uso da ferramenta, essas dicas vão fazer toda a diferença na sua rotina e te ajudar a se familiarizar um pouco mais com algo que foi pensado para trazer facilidades e deve ser usado por todas as pessoas que fazem uso regular do transporte público, garantindo menos estresse para a sua rotina e melhorias na sua mobilidade urbana. Logo, procure uma forma de adquirir o seu.


Amanda Guimarães Faria


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.