Desconto na Conta de Luz para Beneficiários do Auxílio Brasil


Saiba aqui como funciona o desconto na conta de luz para beneficiários do Auxílio Brasil.

Já faz um tempo que os brasileiros vêm sofrendo com as latas nos alimentos, combustível e de energia elétrica. Situação que é ainda mais complicada para quem vive em condições de vulnerabilidade financeira.


Por isso, o Governo Federal, que já possuía alguns programas que visam auxiliar financeiramente essas pessoas, também criou um programa que oferece ao beneficiário um desconto na conta de energia elétrica.


João Roma, que é o ministro da Cidadania, recentemente fez um pronunciamento em que afirmava que os brasileiros que já têm direito ao Auxílio Brasil terão também direito a ganhar descontos em suas contas de energia elétrica, a partir de um programa que se chama Tarifa Social de Energia Elétrica.


Desde este anúncio milhões de brasileiros começaram a buscar informações sobre como fazer parte do programa e assim receber o desconto. Porém, diferentemente de outros auxílios em que era necessário reunir alguns documentos para o cadastro, esse aqui acontece de forma automática.


Ou seja, quem já faz parte do Auxílio Brasil automaticamente terá um valor de energia reduzido.

O anúncio aconteceu no início deste mês de fevereiro em que o ministro faz esta declaração em “A Voz do Brasil”, um programa de rádio que é transmitido por todas as rádios do país.

Ainda de acordo com as declarações do ministro, esse desconto irá de encontro a quase 24 milhões de pessoas, que irão receber o desconto em suas contas de forma automática.

O sistema se encarregará de selecionar os brasileiros que estão inscritos no Cadastro Único e que estejam aptos para recebe-lo. Caso ocorra de a família fazer parte do Auxílio Brasil e não receber o desconto, a orientação é de que o responsável compareça ao CRAS do seu município e faça a atualização do CadUnico, para assim passar a receber o desconto.

Leia também:  Inflação em queda no Brasil

Outra informação importante revelada pelo ministro da Cidadania foi a de que serão injetados no país ainda neste ano de 2022, por meio do Auxílio Brasil, um valor que passa de R$ 90 bilhões. Roma afirmou que este programa, que substituiu o Bolsa Família, deve aumentar ainda mais o número de famílias beneficiadas.

O Brasil já possui diversos programas que oferecem proteção social e buscam promover uma transformação social na vida destas famílias. Em todo o país já passa de 17 milhões o número de famílias que dependem deste tipo de ajuda para se manterem.

Ainda de acordo com as declarações do ministro, existe a possibilidade de o governo federal fazer o pagamento de mais um auxílio emergencial que no caso seria destinado a homens que são chefes de família. De início esta verba era destinada a mulheres responsáveis por suas famílias, porém, verificou-se que existem muitos homens a frente de suas famílias e muitas vezes sozinhos nesta incumbência.

Desta forma, foi criado no Congresso Nacional um movimento que fez com que uma verba também fosse liberada para este grupo de brasileiros. Assim, o ministro já disse que em breve a Caixa Econômica começará a realizar os pagamentos.

Para quem ainda não conhece o Auxílio Brasil, este programa possui como objetivo a assistência a famílias que vivem em condições consideradas de pobreza e de pobreza extrema. Estas famílias já faziam parte do programa Bolsa Família, devidamente cadastradas no CadÚnico, passando a receber automaticamente o Auxílio Brasil.

A partir deste auxílio, mais famílias foram acrescentadas no programa e assim mais dinheiro foi injetado.

A criação do Auxílio Brasil foi pensada para auxiliar os brasileiros no momento em que o Auxílio Emergencial acabasse. Como a pandemia ainda não terminou e milhões de brasileiros ainda se encontra em más condições financeiras, ele veio para auxiliar.

Leia também:  Novos Acordos de Redução Salarial 2021

É claro que todos estes programas apenas auxiliam as famílias, passando longe de realmente suprir as suas necessidades básicas.


Ana Paula


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.