Consulta Dinheiro Esquecido nos Bancos – Como Fazer


Saiba aqui como fazer a consulta e receber valores esquecidos em bancos.

A consulta dos valores do chamado “dinheiro esquecido” está novamente disponível online, pois estava interrompida desde o mês de Janeiro de 2022, porque os acessos em demasiados acabaram por tirar a página do Banco Central (BC) do ar. O serviço está novamente disponível e estabelecido em uma página em especial somente para a consulta dos valores disponíveis para resgate e as datas que o saque ou transferência devem ser realizados. Os consumidores podem consultar se tem valores disponíveis com CNPJ (para empresas) e CPF (para pessoas físicas) por meio da nova página feita em especial para a consulta “Valores a Receber”.


Confira abaixo como realizar a consulta e como funcionará a solicitação dos valores para resgate de acordo com o calendário oficial divulgado recentemente pelo Banco Central (BC).


Calendário com os valores a receber do Banco Central (BC)

Data de nascimento ou criação da empresa Período de agendamento


  • Antes do ano de 1968 Do dia 07 ao dia 11/03 (Repescagem 12/03)
  • Entre os anos 1968 e 1983 Do dia 14 ao 18/03 (Repescagem 19/03)
  • Após o ano 1983 Do dia 21 ao dia 25/03 (Repescagem 26/03)

Como consultar os valores a receber esquecidos em bancos?

Todas as consultas devem ser realizadas através da página oficial (“Valores a receber”) criada para esta consulta específica, que é disponibilizada pelo governo e para acessar a página clique aqui. De acordo com o Banco Central (BC), o primeiro passo para a consulta é acessar o site e por lá para que a consulta seja realizada e para obter as informações das datas de saque e recursos é necessário inserir o número do CPF (para pessoas físicas) e CNPJ (no caso de pessoa jurídica, ou seja empresas). Por isso tenha em mãos o seu CPF ou CNPJ.


Logo após inserir o número do documento, a página informará os valores disponíveis para saque e as datas que devem ser solicitadas. Aguarde a data do seu recebimento de acordo com a data de nascimento ou de acordo com a data de criação da empresa.

Acesse a página no dia previsto, e isto use o seu login do gov.br para conseguir acesso ao sistema, após realizar o acesso verifique os valores e faça a solicitação da transferência dos valores.

O que eu devo fazer caso perda a data de solicitação do resgate?

A consulta inicial (para verificar as datas de solicitação) pode ser feita a qualquer momento, mas em caso de esquecimento ou qualquer outro motivo que possa ter feito alguém perder a data de solicitar o resgate a uma alternativa. O Banco Central disponibiliza o sábado para repescagem (de acordo com a sua data de resgate) que funcionará online durante todo o dia das 4h às 00:00.

Se perder o sábado da repescagem fique tranquilo, poderá voltar a consultar ou solicitar os seus valores a partir do dia 28/03/2022.

Quando os valores serão pagos?

Os valores serão devolvidos a partir da data de 7 de março de 2022.

Como o pagamento dos valores será realizado?

A opção preferencial será realizada por meio do PIX.

Atenção, cuidado para não cair em golpes!

O Banco Central divulgou recentemente alguns alertas para que as pessoas fiquem atentas e não caiam em golpes: O primeiro deles é : somente inserir seus dados na página oficial, nenhuma outra está autorizada para fazer as consultas e realização do resgate. Não confie em nenhum atendente que entre em contato solicitando documentos pessoais, dados do banco, não há nenhuma orientação sobre esta consulta através de outros canais fora da página oficial, não confie em mensagens de Whatsapp, redes sociais, sms, telefonemas e nem clique em links estranhos.

Atente-se, somente acesse a página oficial do Banco Central.


Gabriele Souza


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.