Consulta de Valores nos Bancos – Site para Pesquisa


Banco Central anuncia site para consulta de valores esquecidos nos bancos. Confira aqui mais detalhes.

O Banco Central está envolvido na criação de um site que tem como intuito maior possibilitar que os clientes do banco possam realizar consultas a respeito do “dinheiro esquecido”.


Pois é! Chega a parecer irônico que muitos brasileiros têm um valor guardado no Banco há tanto tempo que atualmente ele é visto pelo BC como esquecido. No entanto, a crise econômica no Brasil chegou a um nível em que os indivíduos resgatam do fundo do inconsciente lembranças como essas, isto é, de que possuem um dinheiro há muito tempo guardado em certa instituição bancária.


A ideia de criar um site destinado apenas para consultas adveio do fato de que recentemente o site do Banco do Brasil chegou a cair devido à grande quantidade de acessos que estava recebendo em um período de tempo bastante curto. Com isso, surgiu a necessidade de se criar um site que oferecesse esse mesmo serviço, porém sem trazer prejuízos ao site oficial do banco.


Tendo isso em vista, o novo site, que ainda está em construção, permite que o cliente consulte o SVR, ou seja, o Sistema de Valores a Receber. Para quem não sabe, essa ferramenta é extremamente útil, uma vez que permite que as pessoas possam resgatar uma quantia de dinheiro que ficou por muito tempo depositada em alguma instituição financeira. Desse modo, estima-se que novo endereço eletrônico destinado especificamente a tais consultas passe a funcionar a partir do dia 14 de fevereiro.


De acordo com o Banco Central, como foi mencionado anteriormente, o objetivo é evitar a sobrecarga da página devido aos inúmeros acessos que acontecem ao mesmo tempo. Apesar de ser comum em sites de grandes instituições, a situação saiu fora do controle em janeiro deste ano, quando o site sofreu uma sobrecarga de acessos e, por consequência, ficou horas fora do ar.

Dessa forma, uma vez que o site estiver em perfeito funcionamento, o cidadão que estiver interessado em consultar o seu SVR só conseguirá ter acesso aos dados através do novo site. Sendo assim, não será mais possível realizar esse processo no site principal do Banco Central.

Vale ressaltar que o indivíduo que tem dúvidas a respeito se tem ou não direito ao recebimento de determinado valor precisa realizar uma consulta o mais breve que puder. Isso acontece pois já foi estipulado um prazo para que as consultas sejam realizadas. Dessa forma, os cidadãos têm até o dia 7 do mês de março, já que depois dessa data o BC organizou da seguinte maneira: o indivíduo receberá uma data em que terá acesso ao valor que possui guardado, além de ser possível que ele faça o requerimento da transferência do dinheiro para sua conta.

Uma pergunta que pode ser feita é a seguinte: e se o cidadão perder a data para realizar a consulta e solicitar o andamento de seus direitos? Bem, nesse caso, não haverá motivos para desespero, uma vez que o banco não irá reter o dinheiro. Nesse caso, é bem simples a resolução, já que é disponibilizado ao cidadão a possibilidade de realizar a consulta a qualquer momento. Desse modo, ele receberá uma nova data e terá a oportunidade de resolver sua situação com o banco. É bom destacar que caso haja dúvidas a respeito disso, por meio do endereço eletrônico do Registrado, o cidadão tem acesso a um tutorial que explica de modo interativo, simplificado e eficaz sobre como resgatar o valor sem que isso se torne um transtorno, que é o que várias pessoas pensam quando se trata deste assunto.

Cabe mencionar que o Banco do Brasil é uma instituição séria que não tem o menor interesse em reter o dinheiro do indivíduo, fazendo com que ele perca seu dinheiro pelo valor. Muito pelo contrário, enquanto o dinheiro estiver no banco, ele estará protegido. O BC está sempre à espera que alguém entre em contato e solicite a transferência da quantia.


Ana Paula


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.