Como tirar o Título de Eleitor pela Internet


Saiba aqui como fazer para tirar o título de eleitor pela Internet.

As eleições do ano de 2022 já estão cada vez mais próximas. Nesse contexto, há muitos brasileiros que no momento não possuem título de eleitor em mãos, em parte esse público é composto por jovens que acabaram de completar a maioridade e já podem votar e pessoas que em algum momento perderam este documento. Vale ressaltar que isso se deve a inúmeros fatores, sendo o principal deles, a falta de tempo e também a indisponibilidade para ir até a uma instituição em que seja possível tirar o título.


Dessa forma, ainda que no Brasil o voto seja obrigatório, milhares de pessoas em várias partes do país não estão em dia com a justiça eleitoral.


Pensando na situação desses brasileiros e com o intuito de expandir cada vez mais o número de pessoas com o título de eleitor, a fim de democratizar o direito ao voto, que é de extrema importância na sociedade atual, agora é possível tirar o título de eleitor através da internet.


Para quem não sabe, o título de eleitor é importante não apenas como uma ferramenta para exercer a cidadania, durante a vida, como também são muitos os lugares onde é exigido não apenas esse documento, como também o comprovante de voto, um exemplo disso é que em concursos públicos para ser de fato aceito, é essencial que o candidato esteja em dia com a justiça eleitoral, caso contrário não é possível tomar posse.


Dessa forma, se o leitor não possui título de eleitor ou conhece alguém que não possua, não deixe de acompanhar as informações que se seguem, onde será explicado de forma bem clara como tirar o seu título pela internet de modo que é possível usar o documento digital.

Embora as eleições aconteçam apenas no mês de outubro, sabe-se que é indispensável que o título de eleitor esteja regular até o dia 4 do mês de maio.

Como já foi mencionado anteriormente, no Brasil, os cidadãos são obrigados a votar, isto é, de acordo com a constituição brasileira, pessoas alfabetizadas que possuem entre 18 até 70 anos possuem esta obrigatoriedade. Tendo isso em vista, o voto é facultativo para analfabetos, cidadãos com idade superior a 70 anos e jovens que possuem entre 16 e 18 anos.

Sendo assim, vamos ao que interessa, isto é, o que você deve fazer para tirar o seu título de eleitor pela internet.

Para começar, a pessoa deve ir até o site do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, através do link: https://www.tse.jus.br/. A partir disso, dentro do portal há uma área conhecida como sistema TítuloNet. Dessa forma, ao clicar, abrirá uma página em que aparecerá uma lista com todas as unidades federativas. Sendo assim, é preciso escolher onde se localiza o Estado em que a pessoa vota. Em seguida, abrirá uma página com uma lista de todos os documentos necessários para se realizar o cadastro eleitoral. Com isso, nessa hora, será necessário fazer uma selfie com um documento com foto em mãos, a fim de comprovar a identificação. Essa documentação pode variar entre passaporte, carteira de trabalho e RG. Além disso, é obrigatório apresentar comprovante de residência e pessoas do sexo masculino precisam provar que estão em dia com o serviço militar.

Dando sequência, é preciso procurar na página onde está escrito “Título de Eleitor” e, em seguida, clicar em “Não tenho”. Assim, abre uma página em que é necessário o preenchimento de campos em branco com alguns dados pessoais. Após essa etapa, abre-se uma nova página em que é necessário clicar em “Requerimento”, nessa fase é hora de completar algumas informações e anexar imagens, no caso de ser necessário. Esse também é o momento de travestis e pessoas trans solicitarem o uso do nome social no documento.

Por fim, é possível acompanhar o requerimento através do menu do site.


Ana Paula


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.