Na atualidade, diante da nova crise gerada pela pandemia, mesmo os cidadãos mais abastados, ocupando cargos bem pagos, passaram seus apertos. Quem tem planos de adquirir uma casa este ano, e tem recursos para escolher entre os melhores imóveis, precisa estar atento às regiões e aos preços. Em algumas cidades é mais caro morar que outras. De acordo com as mais atualizadas tabelas do mercado imobiliário nacional, entre as capitais onde apartamentos e residências custam muito caro estão: Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.
1 – No Rio de Janeiro: este é o ranking número um, por conta da fama de uma das maiores cidades turísticas do mundo. O preço de um metro quadrado na capital é o mais caro, no teto de 9.719 reais, conforme registrado pelo Fipe Zap.
2 – Em São Paulo: uma das mais famosas capitais também está elencada entre as regiões onde os valores de moradias são altos. A tabela da Fipe Zap indica preço de metro quadrado na escala de 8.703 reais. Neste caso, a capital paulista está entre as cidades mais importantes no mundo, em termos de economia e cultura, na qual muitas pessoas de negócios precisam residir.
3 – Distrito Federal: na capital de nossa nação a mesma tabela registrou valor de 7.814 reais por metro quadrado. Neste caso, dispensando extensas explanações, o alto custo tem origem no fato de ser residência de grande parte das autoridades políticas brasileiras, incluindo o Presidente da República.
4 – Em Niterói: Outra grande cidade de alto padrão. Uma das grandes comarcas turísticas sul americanas. A atualização da Fipe Zap indica 7.258 reais por metro quadrado. O distrito ocupa o primeiro ranking entre as cidades que não são capitais, e de maior custo nas moradias.
5 – Em Florianópolis: a capital de Santa Catarina tem padrão de 6.870 por metro quadrado, segundo a mesma avaliação Fipe Zap. Trata-se de uma das grandes cidades turísticas brasileiras, tanto pelas paisagens naturais, quanto pela cultua tradicional. Uma cidade de inúmeras belezas.
6 – Em Belo Horizonte: a capital mineira, segundo a Fipe Zap, apresenta valor de 6.395 reais por metro quadrado. Aqui, além das grandes belezas naturais, da cultura tradicional e secular, a comarca constitui um dos mais importantes polos universitários da nação, bem como na concentração de grandes indústrias e companhias das mais importantes, internacionalmente.
7 – Em São Caetano do Sul: cidade paulista que ocupa posição entre as mais caras, em termos de moradias, por sua proximidade da Capital. A tabela registra, atualmente, 5.985 reais por metro quadrado. Outro dado que a qualifica no ranking é o registro de satisfatório de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).
8 – Em Recife: esta é uma das mais famosas capitais turísticas e culturais do Brasil, um dos mais belos litorais do território nacional. A tabela atualizou preços na escala de 5.913 reais por metro quadrado. Inclusive, como em outras cidades turísticas, muitas pessoas famosas e milionárias possuem residência por lá, tornando a região extremamente importante para a economia brasileira.
9 – Em Fortaleza: na penúltima posição deste importante ranking, a metragem de alto custo também se dá por sua potência turística, registrando, hoje, 5.872 reais por metro quadrado.
10 – Em Curitiba: uma das mais importantes cidades brasileiras por ser verdadeiro polo estudantil e empregatício. O valor por metro quadrado chega a 5.756 reais por metro quadrado.
Outro dado importante é o índice populacional de cada município aqui citado.
Paulo Henrique dos Santos
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?