Compras de Material Escolar 2022 – Como Economizar




Previsão é de que itens da lista escolar fiquem acima da inflação. Confira como fazer para gastar menos.

Embora as férias estejam em seu início, não há como deixar de lado a preocupação com os materiais escolares que em breve devem ser comprados. A alta da inflação certamente afetará não só o valor das mensalidades, como também os preços de diversos itens presentes na lista da escola. A previsão que o reajuste fique acima da inflação.


Os primeiros meses do ano são sempre o período em que as pessoas têm que pagar os impostos como o IPTU e IPVA, e a compra do material escolar é mais uma dessas despesas que não pode deixar de ser feita. Mas se não há como deixar de comprar, já que a educação deve ser considerada como uma prioridade, existem algumas formas de economizar na hora da compra. Veja o que é possível fazer para reduzir o valor gasto, trazendo assim um alívio para o bolso.

1 – VERIFICAR OS ITENS COM ATENÇÃO – A primeira dica é ver se de fato todos os materiais presentes na lista são necessários. Algumas escolas pedem coisas que não são de uso particular do aluno, portanto, os pais não têm a obrigação de comprar. Existe até uma lei que classifica essa atitude como abusiva e a proíbe, é a Lei 9.870.

Ainda como parte dessa dica, sobre o que precisa ser comprado no início do ano letivo, vale verificar se entre o material do ano anterior não existe alguma coisa que pode ainda ser usada no novo ano letivo. Estojos, canetas, apontadores, podem ainda estar em bom estado e serem aproveitados por mais algum tempo.

Leia também:  Qual o rumo das ações da Petrobras?

O uniforme também pode ser que possa ser comprado mais tarde, caso o que o aluno tenha esteja ainda no tamanho e condição de ser utilizado. Dessa forma, é possível fazer a troca depois, quando não houver tantos compromissos.

2 – ECONOMIZANDO NA COMPRA DE LIVROS – A segunda dica se refere aos livros. Saber se a escola vai usar os mesmos livros do ano anterior pode ajudar a comprá-los mais baratos. Isso porque você pode adquirir eles de alunos que já os usaram e estão dispostos a vender. Alguns pais formam até grupos para trocar ou vender os livros que foram de seus filhos. Desse jeito, o preço pode ser muito menor.

3 – COMPRA NO ATACADO – Sabemos que a compra no atacado é sempre vantajosa e ela pode ser feita também com os itens da escola. Para isto, basta apenas procurar por outros pais que estejam dispostos a fazer a compra juntos e assim comprar em quantidade que seja considerada de atacado. Essa estratégia pode ser usada também com amigos ou parentes, já que boa parte do material pedido pelas escolas é igual.

4 – PESQUISA DE PREÇOS – Quando se trata de comprar mais barato, a principal dica é pesquisar. Gastar algum tempo em pesquisa de preços pode ter como resultado uma economia bastante significativa. Vale pesquisar em lojas físicas e naquelas que vendem online. Durante a pesquisa, não esqueça de se informar sobre as formas de pagamento e as vantagens de cada uma, como saber se o pagamento realizado à vista oferece algum desconto.

5 – DEIXE SEU FILHO EM CASA – Evite levar seu filho na hora das compras. É comum as crianças e adolescentes pedirem materiais mais caros, só porque são de personagens de que gostam ou que todos estão usando. Caso não esteja podendo fazer essa despesa agora, tenha uma conversa franca com ele e diga que comprará tudo que ele precisa, mas que esteja dentro de seu orçamento.

Leia também:  Como não cair em armadilhas da Black Friday

6 – SIGA A LISTA – Não deixe se levar pelas novidades que estimulam o consumo desnecessário. Compre de acordo com o que está sendo pedido pela escola. Facilmente nos deixamos levar pela vontade de comprar algo que não é preciso. Para evitar gastar mais que o planejado, adquira apenas o que consta na lista.

7 – NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA – Sabemos que quem deixa as compras para a última hora compra mal e mais caro. Evite deixar a compra do material para quando estiver perto do início das aulas. Antecipe-se e garanta uma compra melhor.

Já que este é um gasto necessário e importante, faça da melhor forma para que consiga economizar sem prejuízo para a educação de seu filho.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *