Calendário de Feriados no Brasil em 2022


Confira aqui a data dos principais feriados no Brasil em 2022.

O ano de 2022 está sendo esperado com muitas boas perspectivas. Com a normalização das atividades sociais e econômicas, grande parte da população está interessada em saber os dias das semanas em que os feriados tradicionais, que geram folgas, vão cair.


Assim, foi organizada, por especialistas, uma pequena tabela indicando essas datas. Segundo a mesma, o ano de 2022 abrangerá nove datas que marcarão os feriados nacionais, não sendo elencadas nessa relação as datas especificamente estaduais e as municipais, entre as quais do Dia da Consciência Negra e os aniversários das comarcas.


O que os brasileiros estão esperando, como é de costume no caráter do povo, é que muitas das datas tradicionais de feriados possam ser prolongadas, conforme o dia da semana em que, eventualmente, caírem. Entretanto, para a decepção de muita gente, apenas uma das datas tradicionais constituirá um feriado prolongado, a data da Paixão de Cristo, iniciando em uma sexta-feira e formando uma perfeita emenda em um final de semana.


Outro grande feriado vai cair em um sábado, a Confraternização Universal, e outros dois, em dois domingos, no caso, o Dia Mundial do Trabalho e o próprio Natal. Para a tristeza dos mais ambiciosos, três grandes feriados inevitavelmente cairão em quartas-feiras, dificultando aquela deliciosa emenda que torna essas folgas mais longas e gradáveis.


Os meses de abril e de novembro serão os períodos onde cairá a maior parte dos feriados nacionais. É importante recordar a todos os cidadãos brasileiros ainda desinformados que o Carnaval e o Corpus Christi não constituem feriados nacionais. Trata-se de duas datas que costumam ser comemoradas e reconhecidas como pontos facultativos acolhidos ou não por esse ou aquele serviço público federal, como também podem ser determinados como feriados estaduais ou municipais em certas regiões do Brasil.

Mesmo assim, o governo federal não anunciou, até o presente momento, a estrutura oficial do calendário oficial para o ano de 2022, que definirá em detalhes todas as datas festivas que geram folgas, bem como os já citados pontos facultativos que são elencados nos serviços públicos em escala federal.

Ainda assim, os cidadãos agraciados com folgas nessas datas poderão já se programar para dois feriados adicionais, ou seja, o dia 28 do mês de março e o dia primeiro do mesmo mês, abrangendo o Carnaval, entre segunda e terça-feira; o dia 16 do mês de junho, que vai comemorar o dia de Corpus Christi, em uma quinta-feira.

Algumas pessoas poderão até emendar algumas dessas datas e, nesse sentido, serão dois feriados bem prolongados e vantajosos para quem busca isso, no caso: entre o dia 26 do mês fevereiro e primeiro do mês de março, no Carnaval, formando cinco dias, basicamente uma semana de folga; o outro será prolongado entre os dias 16 e 19 do mês junho, no dia de Corpus Christi.

Abaixo segue a relação sumária dos principais feriados nacionais e os dias das semanas em que cairão, para o ano 2022:

  • Dia primeiro de janeiro, em um sábado: a Confraternização Universal;
  • Dias 15, 16 e 17 do mês de abril, entre sexta-feira e domingo: tradicional da Paixão de Cristo, que se expressa apenas no dia 15;
  • Dia 21 do mês de abril, em uma quinta-feira: tradicional de Tiradentes;
  • Dia primeiro de maio, em um domingo: o Dia Mundial do Trabalho;
  • Dia sete de setembro, em uma quarta-feira: o tradicional dia da Independência do Brasil;
  • O dia 12 de outubro, em uma quarta-feira: tradicional dia de Nossa Senhora Aparecida, e mais o Dia das Crianças;
  • O dia dois de novembro, em uma quarta-feira: tradicional dia de Finados;
  • Dia 15 de novembro, em uma terça-feira: a tradicional Proclamação da República;
  • O dia 25 de dezembro, em um domingo, domingo: Tradicional data Cristã de Natal.


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.