Como Investir em Bitcoin?

O Bitcoin é uma moeda digital que garante aquisições e vendas de maneira imediata pela internet, com segurança.

Antes de iniciar o tema, o que é Bitcoin?

Trata-se, em termos mais simplificados, de uma nova moeda de estrutura digital que é assegurada por uma criptografia, ou seja, por meio de tecnologia que garante aquisições e vendas que podem ser efetuadas de forma imediata via internet, com mais segurança.

Elaborada e colocada em operação desde o ano de 2008, é reconhecida como a primeira entre todas as criptomoedas hoje existentes. A partir dos bons resultados que promoveu tornou-se a mais popular e a mais utilizada.

O processo que garante maior segurança sobre as transações, sendo um tipo de sistema tecnológico, de estrutura mais complexa, intitulado Blockchain. Este último termo significa um banco de dados de extensão distribuída e descentralizada que opera em plataforma criptografada de ponta a ponta.

Deste modo, todos os dados que fluem, ou “navegam” no interior do Blockchain estão protegidos de interceptações ou modificações de invasores, pois estes não têm acesso à chave da criptografia. Além disso, todo tipo de alteração permanece armazenada em diversos bancos de dados.

Assim, contando com um rigoroso sistema de segurança que fundamenta esse tipo de sistema, o mesmo abriga, automaticamente, a função de mineração dos bitcoins, ou seja, a aquisição das moedas, bem como mantém sob controle as negociações em modo estável e descentralizado, para que hackers não consigam distinguir qual a chave. Outra vantagem é que esse mesmo sistema impede que alguma empresa ou mesmo o governo tentem sabotar a rede de modo arbitrário.

Essa estrutura, portanto, distingue um investimento via criptomoeda das transações que ocorrem nos saguões da bolsa de valores. No caso da chamada B3, ou bolsa brasileira, existe uma sequência de quedas, que podem ser avaliadas como atípicas por meio do sistema, causando o chamado: Circuit Breaker, paralisando, por conseguinte, as negociações. Com relação aos bitcoins, essas negociações podem ser realizadas sem limite entre altos e baixos.

Leia também:  Mitos e crenças sobre o dinheiro

Portanto, quem desejar efetuar qualquer tipo de investimento efetuado por meio dessa moeda exige somente a pesquisa pelo exchange, ou empresa online que processe a intermediação para a aquisição de bitcoin e, em seguida, efetuar o cadastro no sentido de realizar a transferência do valor referente a qualquer aporte desejado. Muito simples e eficaz.

O processo de venda de recurso criptoativo também consiste em ato eficiente, lucrativo e rápido, ocorrendo dentro de uma perfeita liquidez, de modo imediato, principalmente por meio das casas maiores. Estas são, essencialmente, as vantagens da popularização deste tipo de moeda.

Qual a razão de se investir em bitcoins, diante do tradicional modelo econômico?

A razão é mais simples ainda: o único elemento que efetua a regulação sobre o preço da criptomoeda é a chamada lei de oferta e de procura, distinto das moedas nacionais, pelas quais qualquer governo possui uma série de dispositivos reguladores, controladores sobre o valor. Um dos papas da economia no século XX sempre alertava sobre as desastrosas interferências dos governos nas economias (o intervencionismo). Mas, o bitcoin está fora desse campo de ação e segue intensa e positivamente impactado pela especulação.

Embora esse tipo de volatilidade inclua mais riscos, inclui, concomitantemente, mais cifras.

Mas, se assim for, os bitcoins são seguros, dado que existem possibilidades de fraudes?

As moedas Bitcoins constituem bons investimentos, porém, nada está absolutamente seguro neste mundo, nem mesmo nos negócios mais eficientes. Esse recurso pode ser facilmente fraudado, porém, ações fraudulentas são facilmente detectadas nesse universo. Mesmo assim, os especialistas recomendam alguns cuidados no momento de investir por esta moeda. A melhor dica, essencialmente, é investir por meio de uma boa Exchange. Existem outros cuidados a serem tomados.

Leia também:  Copel - Fornecimento de energia elétrica cresceu 5% até setembro de 2012

Por conta de sua volatilidade, ocorrem picos de valorização na utilização desta moeda, surpreendendo e animando os investidores incipientes, o que os motiva a apostarem em valores altos dentro da expectativa de um retorno mais rápido, fácil e mais seguro, entretanto, isso não ocorre com tanta frequência.

Por Paulo Henrique dos Santos

Bitcoin

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *