Como Economizar e Reduzir a Conta de Água

Confira aqui algumas dicas de como economizar e diminuir o valor de sua conta de água.

Que a água é um elemento indispensável para a vida no planeta todos têm conhecimento. Mas é preciso lembrar que a água potável é um bem bastante escasso em alguns lugares e que muitos ainda não têm acesso a ela. Mesmo os que contam com a água na torneira, correm o risco de em algum momento sofrer com o desabastecimento.

Quando ouvimos falar do nível baixo dos reservatórios, por falta de chuva, devemos estar atentos a possibilidade de racionamento de água. Por isso, economizar água não é uma questão apenas econômica. Sem dúvida é muito bom quando podemos diminuir os gastos, mas esse não deve ser o único motivo para termos cuidado ao consumir água. O desabastecimento pode causar inúmeros prejuízos para todos. Sendo assim, é bom que pensemos no consumo consciente desse bem tão precioso e todos podem colaborar para que a água não falte na torneira. Veja a seguir algumas coisas que podem ser feitas para que o consumo da família seja reduzido.

1. Reduzir o tempo do banho.

O banho é sem dúvida algo que não pode ser suprimido. Mas podemos fazer com ele tenha um impacto menor no consumo de água se diminuirmos seu tempo. Além disso, é possível economizar se fecharmos o registro na hora de passar o shampoo e o sabonete. Não é preciso deixar a água indo para o ralo durante todo processo.

2. Ligar a máquina de lavar roupa menos vezes

Esperar que tenha uma quantidade maior de roupas para lavar é uma das formas de economizar água. Se ligarmos a máquina por poucas peças, gastamos muitas vezes uma quantidade de água com a qual seria possível lavar bem mais roupas.

Leia também:  Saque de FGTS Inativo deve começar em Fevereiro de 2017

3. Evitar o desperdício na hora de lavar louças

A forma como se lava a louça também pode ser um fator de desperdício de água. Deixar a torneira aberta enquanto se passa o sabão e limpa a peça não é aconselhável. Se levarmos para a pia a louça já sem restos de comida e passar o detergente em toda ela antes de abrir a torneira, pode-se economizar uma quantidade boa do precioso líquido. Ao enxaguar tudo de uma vez, gasta-se bem menos.

4. Fechar a torneira quando for escovar os dentes.

Muitas vezes não atentamos para este detalhe. Mas, para escovar os dentes não é necessário que a torneira fique ligada o tempo todo.

5. Calçadas devem ser limpas com vassoura

Não é difícil ver alguém lavando a calçada, como se a água fosse indispensável neste tipo de limpeza. Mas é possível limpar bem sem a utilização de uma mangueira. Uma vassoura é capaz de dar conta do serviço. Em caso de alguma sujeira que deve ser retirada com água, prefira um balde.

6. Não esbanje água lavando o carro

Os que possuem carro, gostam de mantê-lo sempre bem limpo. É possível deixar o carro com a aparência legal sem ter que jogar água de mangueira. A utilização de um pano e um balde pode ter um resultado tão bom quanto o da água corrente. Pense nisso antes de sair esbanjando água, como se ela nunca fosse acabar.

7. Não esqueça de verificar se as torneiras foram fechadas de forma adequada

Pode ser que na pressa, aconteça de a torneira ficar pingando. Não permita que isso ocorra. Preste atenção, pois cada gota de água é importante.

Leia também:  Estabelecer Metas pode Ajudar a Economizar Dinheiro

8. Esteja atento a possíveis vazamentos

Verificar o encanamento à procura de algum vazamento é algo que deve ser feito constantemente. O problema, que pode passar despercebido e, se não for checado sempre, pode resultar em considerável desperdício de água.

9. Trocar torneiras com defeito

Algumas vezes acontece de a torneira ou registro não estar fechando de forma adequada. Se isso acontecer, não espere muito para realizar a troca. O conserto deve ser feito logo.

10. Reutilizar a água da máquina de lavar roupas

A água da máquina de lavar roupas é reutilizável. Mesmo aquela que contém sabão, pode ser usada para lavar calçadas, canil. A água do enxágue, colocada no regador, serve inclusive para regar as plantas.

11. Ter um reservatório para captar água da chuva

Construir um reservatório que possa armazenar água que chega com a chuva, é uma ideia para economizar água. Esta água pode ser tratada com cloro e servir para serviços de limpeza como banheiro, pisos, etc.

12. Água de descarga controlada

A descarga do banheiro também pode ser controlada de acordo com a necessidade. Existem descargas que possuem níveis diferentes de água. Vale a pena investir na instalação de uma que possa resultar em economia.

13. Fazer com que todos os moradores da casa contribuam, evitando o desperdício

Vale a pena conversar com todos os que moram na residência, para que juntos possam colaborar na redução da quantidade de água gasta. Dessa forma, a economia será bem maior. E ao reduzir o consumo de água, ainda ganham com uma tarifa menor a pagar.

Henri Silva

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *