Como fazer transferência de dinheiro pelo WhatsApp?



Saiba aqui como transferir dinheiro pelo aplicativo WhatsApp.

O WhatsApp, aplicativo considerado hoje uma multiplataforma que oferece mensagens instantâneas e chamadas de voz, também realizará transferências de dinheiro entre os usuários. A função de transferências e pagamentos foi lançada no dia 11 de abril e possibilita qualquer usuário cadastrado transferir fundos para outros usuários brasileiros. De acordo com informações do aplicativo, o recurso irá se disponibilizando gradualmente de dentro de todos os perfis a partir das próximas semanas. Para isso, é preciso que você tenha um perfil cadastrado e devidamente verificado.

De acordo com Matt Idema, chefe de operação do WhatsApp, o objetivo é ir começando aos poucos mesmo, com uma pequena porcentagem de usuários avaliando a utilidade dele. As pessoas poderão enviar e receber dinheiro automaticamente, podendo convidar amigos e familiares para fazer parte do aplicativo também.



Durante o período de testes, as transações no aplicativo só funcionarão entre cadastros de pessoas físicas. Caso as empresas se interessarem, terão que pedir ativação após aprovação do Banco Central, mas ainda assim não existe uma previsão por enquanto.

Um fator bastante atrativo é a ausência de taxas de cobrança nas transferências, porém, há um certo limite: os usuários só poderão enviar até mil reais por transação. Mesmo assim, é possível enviar mais do que esse limite por dia, porém em transações separadas, e cada pessoa recebendo até 20 transações por dia, limitando cinco mil num único mês para cada tipo de transação, ou seja, cada usuário tem direito á receber cinco mil e á enviar cinco mil.



Para utilizar esta função, não basta apenas ter um cadastro ativo na plataforma do WhatsApp, é preciso também ter uma conta bancária com cartões cadastrados, sendo eles de débito, pré-pago, e que tenha as bandeiras Mastercard ou Visa, dos bancos Bradesco, Whoop Sicred, Inter, Banco do Brasil, Itaú, Nubank, Next, Mercado Pago ou Sicred. No momento, cartões de crédito não serão aceitos.

Leia também:  Trigg - Novo Cartão de Crédito Concorrente do Nubank e Digio.

Além disso, as empresas poderão também estabelecer algum limite para as transferências. Os bancos também poderão se encarregar disso, enviando acessos com links de convite para ativar a função. Os usuários que ultrapassarem os limites estabelecidos tanto pela plataforma quanto pelos bancos, receberão um aviso para aguardar o primeiro dia do próximo mês para poder continuar a realizar suas transações normalmente.

O recurso de transações está localizado na opção do desenho do clipes, na barra de digitar mensagens para usuários Android, e no campo "+" para usuários iPhone. A opção dos ícones aparecem na barra de mensagens para os usuários de ambos sistemas operacionais. Para realizar a operação, siga as seguintes etapas:

1. Clique no desenho de formato de "clipes de papel" (Android) ou no sinal de "+" (iPhone) e depois na opção "Pagamento";

2. Digite o valor que quer enviar e uma mensagem (opcional);

3. Clique em "Pagar", e depois adicione seu PIN, ou senha cadastrado no Facebook Pay;

4. A operação vai surgir como uma mensagem normal no WhatsApp, numa conversa separada, nisso, o usuário deverá fazer o aceite da transação. Em seguida, o usuário deverá aguardar o pagamento cair na sua conta bancária;

5. Caso seja a primeira utilização do recurso, o usuário deverá aceitar os termos de uso primeiro, criando uma senha PIN no Facebook Pay, cadastrar um cartão de débito ou pré-pago dos bancos mencionados e parceiros e confirmar.

6. Se o contato que o usuário está tentando enviar dinheiro não tiver ativado o recurso de pagementos no WhatsApp, ele receberá uma notificação para que ele cadastre seu cartão do banco e receba o pagamento. Se esse procedimento não ser realizado em até dois dias, o pagamento será estornado.

Leia também:  IPCA registrou alta em fevereiro

7. Somente usuários do Brasil poderão realizar transações e com a moeda local, números de telefone de outros países e moedas internacionais não serão válidos.

8. A Cielo será a empresa responsável pelas transações e a habilitação é feita pelo Facebook Pay, a qual é conectada com os dados do WhatsApp.

Como fazer transferência de dinheiro pelo WhatsApp?

Por Daniela Almeida da Silva

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *