Novo Auxílio Emergencial 2021 – Como Consultar Quem Tem Direito ao Benefício

Saiba aqui como consultar quem tem direito ao Auxílio Emergencial 2021.

O novo auxílio emergencial já gerou muitas preocupações aos seus dependentes mesmo antes de anunciar os novos valores. Autorizado em 18 de março pela Medida Provisória nº 1.039, o benefício poderá ajudar mais de 40 milhões de famílias em todo país. Muitos foram excluídos ou não conseguiram ter direito ao benefício no ano passado, no começo da pandemia. Agora, quem deseja consultar se já tem o direito às novas parcelas do auxílio, poderá consultar no site da Dataprev a partir do dia 02 de abril. Os novos pagamentos terão início na terça-feira, 06 de abril e as mudanças nas regras têm deixado muita gente apreensiva quanto ao seu recebimento. Os novos pagamentos são destinados aos trabalhadores informais com renda mensal inferior a meio salário mínimo, membros do programa bolsa família e pessoas desempregadas que não recebam nenhum outro benefício cuja renda familiar é de até três salários mínimos.

O auxílio emergencial é um benefício do governo, não cumulativo com outros tipos de benefícios, pensão ou salário maternidade de contribuintes diretos do INSS ainda que sejam trabalhadores informais. Lembrando que este ano não houve possibilidade de novas inscrições, porém, o aplicativo Caixa Tem permitiu atualizações cadastrais, gerando esperanças àqueles que não conseguiram receber as primeiras remessas. Em todo caso, para saber se terá direito ao benefício, se faz necessário a consulta diretamente no site. Em decorrência do feriado de Páscoa e restrições às agências durante a pandemia, as agências que ainda funcionarem terão horários especiais para possíveis esclarecimentos, porém, os pagamentos serão feitos a partir do dia 06 de abril para nascidos em janeiro, como saques em dinheiro apenas a partir de 04 de maio. Todos os beneficiários do bolsa família continuarão recebendo os valores de acordo com a regra onde prevalece o maior valor de pagamento, o calendário segue conforme a numeração final do NIS e tem início em 16 de abril, de acordo com calendário disponibilizado pela Caixa Econômica Federal.

Leia também:  ONS defende Leilões Regionais do Setor Elétrico na Região Sul do país

Para realizar a consulta você poderá acessar o site consultaauxilio.dataprev.gov.br , preencher as informações solicitadas de acordo com suas informações já informadas anteriormente no aplicativo Caixa Tem ou conforme seu cadastro do site gov.br . Em seguida, marque a caixa onde diz “não sou um robô” e envie, as informações aparecerão na sequência. O benefício terá quatro parcelas mensais que podem chegar até R$375,00 no caso de mulheres chefes de família monoparentais (criam os filhos sozinhas), e o valor mínimo de R$ 150,00 aos indivíduos que moram sozinhos. Além disso, está elegível a receber o benefício, trabalhadores formais que não estão recebendo remuneração há três meses ou mais.

Como os novos repasses do auxílio emergencial estão limitados a um integrante da familia, caso existam mais pessoas aptos a receber, a prioridade irá para o mais velho de preferência do sexo feminino, mulher provedora de família monoparental ou por ordem alfabética.

No ano passado, apesar dos pagamentos iniciarem em abril, houveram novas avaliações que permitiram pagamentos posteriores, este ano já existe uma nota no site gov.br de que não haverá novas avaliações de elegibilidade. As novas regras, além de engessar ainda mais o acesso ao benefício, causou grande descontentamento também por conta do valor das parcelas. O preço da cesta básica aumentou 15% no país, segundo informado pelo IBGE no dia 10 de março deste ano, além das contas de consumo como energia elétrica e o gás de cozinha.

Para os ansiosos com o resultado, vale lembrar que no ano passado o acesso ao aplicativo Caixa Tem foi sobrecarregado diversas vezes pela quantidade de acessos, então fique atento as atualizações do site da Dataprev para conseguir realizar o seu acesso sem complicações.

Leia também:  Saque do FGTS devido ao Coronavírus (Covid-19)

BRUNA DOMINGOS DOS SANTOS

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *