Pagamento do Abono Salarial 2020/2021 para Nascidos em Janeiro e Fevereiro



Valor do benefício foi liberado no dia 19 de janeiro de 2021.

Quem estava esperando por notícias sobre abono salarial 2020/2021 destinado para as pessoas que fazem aniversário nos meses de janeiro e fevereiro já pode ficar um pouco mais tranquilo: o valor será liberado a partir da data do dia 19 do mês corrente.

É importante ressaltar que os trabalhadores que não possuem conta-corrente na Caixa receberão os valores na poupança social digital, sendo que toda a movimentação e verificação pode ser feita por meio do aplicativo Caixa Tem.



Já para aqueles trabalhadores que possuem uma conta na Caixa Econômica, os créditos serão depositados diretamente em suas respectivas contas. Nesse caso, os valores poderão ser movimentados normalmente via o App da Caixa, internet banking e o cartão da conta.

Importante: O Pasep é pago para cidadãos brasileiros servidores públicos por meio do Banco do Brasil. Já o PIS é voltado para trabalhadores do setor privado, sendo que o pagamento ocorre por meio da Caixa Econômica Federal.



Conforme consta no cronograma oficial, o calendário previsto para o pagamento do PIS-Pasep referente 2020/2021 deverá seguir até o dia 30 de junho desse ano. Os saques do Pasep obedecem ao número final do benefício, enquanto que no caso do PIS, os saques seguem conforme o mês de aniversário do trabalhador.

Quem tem direito?

Poderão receber o abono salarial pessoas que receberam uma média de até dois salários mínimos por mês com carteira assinada, sendo fundamental terem exercido atividade remunerada pelo período mínimo de 30 dias no decorrer do ano de 2019.

Além disso, é preciso possuir inscrição válida no PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos. Por fim, os dados precisam estar atualizados pelo empregador no sistema da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS.

Leia também:  Saldo do FGTS - Aplicativo para Ver Saldo no Celular

Para requerer os saques do PIS, é essencial que o trabalhador possua o Cartão do Cidadão. Com isso, ele pode se dirigir a algum dos terminais de autoatendimento do banco Caixa para fazer seu saque. As Casas Lotéricas também estão autorizadas a fazer o pagamento. Por outro lado, na ausência do Cartão do Cidadão, o trabalhador também poderá fazer os saques, porém, será preciso um documento de identificação. Além disso, ele deverá procurar uma Agência da Caixa.

O número telefônico 0800-726-02-07 foi disponibilizado pela Caixa Econômica para dúvidas e orientações. Também é possível fazer consultas sobre o pagamento no site www.caixa.gov.br/PIS. Nesse último caso, é preciso estar de posse do número NIS para completar o processo de consulta e acompanhamento.

No caso do Pasep, qualquer dúvida ou consulta sobre depósitos em conta referente ao abono poderá ser feita junto as agências do Banco do Brasil (necessário documento de identificação). O número 0800-729 00 01 do B.B. também pode ser usado para as dúvidas.

Possibilidade de antecipação de pagamento

Apesar de ainda não haver nada certo ou muito detalhado, existe uma possibilidade de que o pagamento do abono destinado a trabalhadores que nasceram nos demais meses do ano seja adiantado.

O objetivo, nesse caso, é contribuir para movimentar a economia e tentar compensar o fim do auxílio emergencial, pago devido à pandemia do novo coronavírus. O governo, no entanto, não definiu quando dará a resposta final sobre esse ponto.

No caso dos trabalhadores que nasceram nos meses de março e abril, a previsão é de que o abono salarial comece a ser pago a partir do dia 11 de fevereiro de 2021. Para as pessoas nascidas em maio e junho a data prevista é a partir do dia 17 de março.

Leia também:  CPMF - Discussões sobre a possível volta do imposto

Informações adicionais poderão ser consultadas via os sites:

  • https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/abono-salarial/Paginas/default.aspx
  • https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis/Paginas/default.aspx

Por Denisson Soares

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *