Como Regularizar o Título de Eleitor Cancelado ou Inativo pela Internet

Saiba aqui o que fazer para regularizar o seu título de eleitor cancelado ou inativo pela Internet.

Estamos em ano eleitoral, portanto é necessário regularizar nossos títulos de eleitor, caso estejam cancelados.

O título de eleitor constitui um dos mais importantes documentos que todo cidadão brasileiro porta. Em caso de esse mesmo documento permanecer desatualizado, ou em situação de irregularidade, poderá ser prejudicial para a vida social de seu titular. No próximo mês teremos pleito, sendo mais que necessário e urgente efetuar a sua regularização. Esse dever cívico, se não for comprido, pode acarretar dificuldades para o cidadão no momento de buscar um emprego, ou ser nomeado em um concurso.

Entretanto, existe uma boa notícia para todos os que precisam do serviço de atualização do título eleitoral. Devido à pandemia e ao isolamento, os serviços presenciais de cartórios eleitorais estão suspensos, mas o eleitor poderá efetuar a regularização sem precisar sair de casa, via online. Nesse artigo estão descritos os passos essenciais para essa atualização.

Em caso de dúvidas, toda pessoa que não sabe exatamente qual a situação atual de seu Título Eleitoral, poderá, antes de tudo, verificar o status por meio do site oficial do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE. Segue o passo a passo:

1 – Acessar o site, ou portal oficial, do Título de Eleitor via página do Tribunal Superior Eleitoral, em qualquer navegador disponível;

2 – Já no site, buscar pelo link "Situação Eleitoral", levar o cursor em cima e clicar nesta janela:

3 – O passo seguinte será digitar a sequência numérica do CPF, ou do próprio título de eleitor, para depois acionar o link "Consultar".

Procedimento para regularização do título de eleitor que estiver cancelado:

Aqui, o processo de ativação de título eleitoral cancelado (ou inativo) é muito básico, sem segredos. Depois de quitar este débito com o órgão da Justiça Eleitoral, o titular do documento necessitará efetuar o requerimento da operação que concretiza a revisão ou a transferência do domicílio eleitoral. Segue o passo a passo:

A – Primeiro de tudo, acessar o site oficial da "Justiça Eleitoral", no link: https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor;

B – Já na página, será necessário abrir o link que diz "Verifique se você possui débito com o órgão da Justiça Eleitoral";

C – Nesse passo será necessário levar o cursor ao link "Consultar débitos eleitorais";

D – Em seguida, o usuário deverá fazer deslizar a página até o final de sua parte inferior, para que seja possível preencher todos os dados solicitados. Depois será preciso acessar o passo seguinte;

E – Aqui o usuário deverá prosseguir no processo de modo a fazer gerar um boleto contendo o valor preciso a ser quitado, e efetivar a atualização e regularização do documento de título de eleitor. Este mesmo boleto, é importante observar, deve ser pago somente via Banco do Brasil. Esta fase do processo poderá ser realizada por meio de ligação telefônica, via número 148;

F – Para finalizar todo o procedimento, será necessário acessar outras vez o site oficial da Justiça Eleitoral, conforme o link acima indicado, e determinar o seu estado, onde reside, no mapa nacional, no sentido de poder prosseguir nesse requerimento.

Depois de todos esses passos, o cidadão estará regularizando sua situação no órgão eleitoral, e poderá participar do pleito sem problemas, ou embargos. É muito importante que todas as pessoas verifiquem, todos os anos, a situação deste documento. É como diz o mote: deveres cumpridos são direitos garantidos. O eleitor tem responsabilidade em determinar o curso de sua cidade, seu estado e do país pelo seu voto.

Paulo Henrique dos Santos

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies