Como Mudar a Chave PIX de Banco?



Saiba aqui como mudar a sua chave PIX de Banco.

Esse artigo se dirige ao leitor que deseje ou precise trocar sua chave Pix de banco, quais são e como operam as regras de portabilidade.

O chamado cadastramento de chaves do Pix, cujo início se deu no dia 5 deste mês de outubro, quebrou a intensa disputa existente as instituições bancárias pela posse do registro de informações dos clientes.



Estas chaves constituem um modo simples de se identificar uma conta para a qual se destina uma transferência bancária, podendo ser efetuada pelo código de CPF ou pelo número de telefone celular.

De acordo com o mais recente balanço anunciado por meio do Banco Central, os bancos digitais e os Fintechs formaram o grupo de instituições mais carregadas de registros das chaves do Pix. Pouco tempo após essa divulgação foram registradas diversas queixas dos próprios clientes, e o problema era que o Nubank e o Mercado Pago haviam registrado chaves pessoais sem nenhuma autorização. Entretanto, representantes das duas organizações negaram qualquer prática de cadastro sem consentimentos.



Especialistas pesquisaram o teor das queixas direcionadas ao cadastramento das chaves do Pix e identificaram que a maior parte está diretamente relacionada à portabilidade, portanto, às transferências de valores de uma instituição para outra.

Assim, no sentido de auxiliar o leitor sobre a portabilidade, e como a mesma opera, alguns especialistas e colaboradores do Banco Central foram consultados. Abaixo segue um tutorial sobre o recurso Chave Pix:

Em primeiro lugar: o que são as chaves Pix? Este recurso consiste em um tipo de apelido que serve para identificar uma conta. A chave é o símbolo que representa o endereço de uma conta no Pix.

Leia também:  IPC-10 desacelera para alta de 0,56% em abril

Entretanto, quais são as chaves que podem ser eficientemente utilizadas? Aqui são citadas quatro alternativas:

– O CPF ou CNPJ;

– O E-mail;

– O número do smartphone;

– Uma chave aleatória.

1 – A pergunta é: o cliente necessita cadastrar sua chave agora?

De acordo o Banco Central não há necessidade, já que não existe um prazo limite para efetuar o cadastro das chaves, sendo até possível realizar um Pix dispensando a utilização de uma chave.

Esse processo pode ser efetuado por meio dos dados que são digitados, com a condição que ambas as contas envolvidas no processo da transação sejam oriundas de instituições que operem pelo Pix.

2 – É possível efetuar transferência de uma chave de determinado banco e passar a mesma para outro?

Positivo. Esta é a portabilidade de chave que o cliente possui.

3 – Todo tipo de chave pode ser transferida de uma instituição para outra?

Negativo. A chamada chave aleatória consiste na única que cuja transferência é vetada. Esta chave é formada por um complexo de números e letras, gerados no Banco Central, de diícil memorização.

4 – Qual o melhor momento de se utilizar uma chave aleatória?

A utilização fundamental de uma chave aleatória está na geração de um QR Code. Essa função é muito útil e prática em situações de compras, em supermercados, por exemplo.

5 – Como o cliente deve solicitar a portabilidade?

Por meio do próprio aplicativo do Banco ou pelo Fintech. Recomenda-se que as instituições liberem permissão de portabilidade em modo simplificado aos clientes.

6 – Por quanto tempo é preciso esperar pela portabilidade?

Depois de efetuada a solicitação, a instituição bancária terá 10 minutos para questionar o cliente sobre a certeza que o mesmo tenha de trocar o registro de chaves Pix. Portanto, o prazo máximo será de sete dias para uma resposta definitiva, sobre o câmbio ou não do dispositivo. Se a resposta for afirmativa, o banco que mantém as chaves terá 10 segundos para efetuar a liberação da mesma ao outro destino.

Leia também:  Cartel do Cimento - Cade quer Punição para as Empresas que Manipulavam o Preço do Cimento no Brasil

As chaves Pix abrem verdadeiras janelas de comunicabilidade entre usuários, agências bancárias e marcas.

Paulo Henrique dos Santos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *