No início desta semana o Banco Central começou a realizar o cadastramento das chaves de acesso dos usuários que aderiram ao novo sistema de transações de pagamentos instantâneos (PIX). Basicamente, o sistema faz a interface de cadastrar os dados do usuário relacionando a uma conta bancária já existente ou uma carteira digital de alguma empresa financeira. As informações de cadastro são similares às pedidas em cadastros bancários, podendo ser o e-mail, dados pessoais como CPF ou CNPJ, número do celular ou ainda uma chave aleatória. Os cadastros irão facilitar as transações de transferência de valores.
Atualmente uma das principais queixas dos clientes bancários é a burocracia em realizar transferências. As modalidades existentes como DOC e TED exigem uma série de dados bancários do recebedor, que devem ser informados ao usuário pagante, além de taxas específicas para cada transação realizada, e o pior deles a demora no recebimento. Se o cliente, por exemplo, realizar uma transferência para um banco diferente ao seu de envio, em uma sexta-feira, o recebedor irá receber somente na segunda feira, e em alguns casos após às 10:00 horas da manhã.
A forma como é feita atualmente, causa demoras e transtornos aos usuários de sistemas bancários. A proposta do PIX é desburocratizar todo este processo. O pagador na nova plataforma poderá informar apenas um dado de acesso do recebedor (A chave cadastrada pode ser e-mail, CPF ou ainda o número do telefone). Sem a necessidade de preencher vários dados bancários. O sistema vai muito além de um aplicativo para transferências com burocracia e tempo de recebimento reduzido. Com ele, será possível pagar seus amigos, empresa, compras em supermercados e até mesmo tarifas governamentais.
Apesar dos cadastramentos estarem sendo realizado, o Pix irá efetivamente funcionar a partir de Novembro em todo o Brasil. O sistema de transações irá funcionar 24 horas por dia pelos meios digitais. O sistema irá assegurar a todos os usuários muita eficiência nas transações. Animados com o aplicativo extremamente funcional para quem utiliza a internet banking como principal ferramenta de pagamentos bancários, várias instituições financeiras já estão permitindo aos usuários a realizarem o cadastramento da chave Pix associados a sua conta bancária. Com o banco Santander não foi diferente! Os clientes que estão contando com a novidade para facilitar suas transações, já podem garantir o seu cadastro. Está interessado em como cadastrar a chave pix? Acompanhe conosco nesta matéria.
Pronto! Você agora conta com o cadastramento da chave PIX associado a sua conta Santander.
Texto de Adriana Silva Souza
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?