Como Cadastrar o PIX no Banco do Brasil pelo Celular



Saiba aqui como cadastrar a chave do PIX em sua conta do Banco do Brasil pelo Celular.

Desde o último dia 5 de outubro, todos os clientes do Banco do Brasil espalhados pelo país poderão efetuar o seu cadastro no Pix. A opção já está disponível para quem usa o aplicativo do banco e assim possui a comodidade de não precisar se deslocar até um caixa eletrônico ou até uma agência para aderir ao novo sistema de pagamentos.

Mas antes de detalhamos todos os passos para o seu cadastro, você sabe dizer o que é o novo sistema de pagamentos e transferências a ser adotado por toda a rede bancária brasileira?



O que é o novo Pix ?

Aprovado desde o último dia12 de agosto pelo Banco Central do Brasil, o novo sistema de pagamentos já havia sido anunciado desde o começo de 2020, portanto, bem antes do começo da atual pandemia.

A intenção é modernizar o sistema de compensação bancária brasileiro, o que se encontra ainda em defasagem em relação a outros países.



Com o crescimento de novas tecnologias associadas ao uso da internet e ao surgimento dos chamados ‘bancos digitais’, as tais fintechs avançam entre os milhares de clientes ativos do sistema bancário brasileiro, com a adoção de sistemas mais rápidos e eficientes e que prometem facilitar a vida de mais pessoas na hora de pagar as contas e enviar e receber dinheiro.

Esta mudança de estilo já chamou a atenção dos grandes bancos privados e públicos brasileiros, principalmente pelo uso crescente destes agentes digitais e pelas facilidades ofertadas aos usuários como a isenção de taxas por serviços que seriam cobrados pelas instituições tradicionais.

O novo Pix vai permitir a transferências de valores entre contas bancárias em uma velocidade bem mais rápida que os tradicionais TEDs e DOCs e sem a cobrança de taxas. Atualmente, quem for utilizar este serviço deve desembolsar entre R$ 10 e 12,00 por cada operação. Neste sentido, os bancos digitais já estão a um passo à frente pela isenção desta cobrança.

Leia também:  Imposto sobre produtos importados teve aumento

Outro ponto positivo é a possibilidade de realizar transferências durante as 24 horas do dia, inclusive nos finais de semana. Na realidade atual, os sistemas de transferências entre contas só podem ser realizados em dias úteis e até um determinado horário. Caso contrário, o dinheiro só cai na conta do beneficiário no próximo dia útil seguinte à operação.

Para os clientes do Banco do Brasil, o cadastramento no novo sistema começou no último dia 05 de outubro. O novo sistema deverá começar para valer a partir do dia 16 de novembro.

O Banco do Brasil é uma das poucas instituições bancárias públicas que já permitem o cadastro no novo sistema. Mas atenção!!!!! Não pense que os atuais TEDs e DOCs vão acabar. Não! Eles continuam a funcionar. O cliente vai ter a oportunidade de escolher qual a opção a adotar para transferir ou realizar pagamentos.

O primeiro passo é cadastrar uma chave de acesso. Para quem usa o App do Banco do Brasil, a opção de criar o Pix já está disponível na tela inicial, logo após o usuário informar a sua senha de acesso.

Esta chave deverá ser gerada a partir do CPF, Número do telefone, email do usuário ou então de modo aleatório pelo Banco Central.

  • Com a tela do aplicativo aberta, o cliente seleciona a opção Pix e em seguida, ‘Cadastrar a chave’;
  • No passo seguinte, o usuário pode selecionar qual a opção de chave e clicar em ‘Avançar’;
  • Caso seja escolhido o CPF, email ou número do celular, o usuário deve escolher qual a conta BB será vinculada a mesma;
  • Na opção de se adicionar outra chave será permitido escolher o número de telefone celular, email, CPF e uma opção de chave aleatória.
  • Ao selecionar uma das opções, complete com seus dados e avance para escolher qual conta será cadastrada a chave;
  • Se o cliente optar pela chamada Chave aleatória, o próximo passo será o de criar um apelido. Clicando em Avançar, será criado uma combinação de números, letras e símbolos diretamente pelo Banco Central. Em seguida, selecione qual conta a chave deverá ser vinculada
  • Depois de todos os passos, basta esperar pela liberação oficial para o uso do novo sistema.
Leia também:  Feirão Limpa Nome da Serasa teve início

No sistema, o cliente possui a opção de verificar todas as suas chaves cadastradas. Vale ainda lembrar que cada conta permite o cadastro de até cinco chaves distintas.

Emmanoel Gomes

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *