Saiba aqui como cadastrar a chave do PIX em sua conta na Caixa Econômica Federal pelo Celular.
Se você possui conta corrente, poupança ou poupança social digital na CAIXA Econômica, é possível cadastrar sua Chave Pix pelo celular (no aplicativo CAIXA e CAIXA Tem). No computador, o cadastro é feito pelo Internet Banking. Em apenas três dias da abertura do cadastramento, a Caixa contabilizou mais de 1 milhão de cadastros de chaves PIX. Mas não é preciso correr para fazer o cadastro, pois a Caixa Econômica já avisou que não há prazo para cadastramento do PIX, todos poderão fazer.
Como cadastrar a chave PIX no aplicativo da Caixa pelo celular
Para fazer o cadastramento da chave PIX no app da Caixa pelo celular, basta seguir as seguintes etapas listadas:
1. O aplicativo da Caixa deve estar atualizado, então acesse a Google Play (aparelhos Android) ou a APP Store (iOS) e atualize o aplicativo para a versão mais recente;
2. Abra o aplicativo da Caixa e faça login em sua conta, como de costume;
3. Na tela principal clique em 'PIX' e no menu que surgir, clique em 'PIX' novamente;
4. Agora clique em 'Cadastrar Chave' e, na tela que aparecer, clique de novo em 'Cadastrar Chave';
5. Agora é necessário escolher o tipo de chave que deseja utilizar (CPF, número de celular, e-mail ou chave aleatória). Escolha e clique em 'Continuar', para prosseguir com o cadastro;
6. Digite o código recebido em seu aparelho móvel para prosseguir com o cadastro da chave PIX;
7. Confira se as informações exibidas na tela estão corretas e, se estiver tudo certo, marque a caixinha dos termos do serviço e toque em “Continuar”;
8. Depois disso, digite sua senha espere a confirmação de que a sua chave Pix foi cadastrada com sucesso.
Finalmente, sua chave Pix está cadastrada no seu banco.
Entenda o que é PIX
O Banco Central desenvolveu uma nova forma de realizar transferências, pagamentos e recebimentos chamado PIX. Utilizando o PIX, a transferência bancária poderá ser realizada em apenas alguns segundos e o serviço estará disponível durante os sete dias da semana inclusive nos feriados. Com o PIX, não serão necessários vários dados, bastando apenas gerar o QR code ou utilizar a chave PIX. O cadastro poderá ser feito no próprio aplicativo do banco.
Como utilizar
O PIX pode ser utilizado através de uma das quatro formas:
1. Utilizando o QR code estático: é gerado uma vez e a cada compra pode voltar a ser utilizado;
2. QR code dinâmico: a cada compra é descartado e será gerado um novo QR code para próxima transação;
3. Chave de endereçamento: elimina a necessidade de vários dados, ou seja, com apenas um dado a transação é realizada. Com a chave de endereçamento será possível cadastrar e criar a chave utilizando qualquer uma das opções: endereço de e-mail, número de celular ou número do CPF. Basta para isso cadastrar em sua instituição financeira a chave.
4. Há ainda as chaves aleatórias onde não são necessários dados pessoais, apenas caracteres aleatórios. Nesse caso, o código é utilizado apenas uma vez e gerado novos códigos a cada transação.
Principais vantagens do PIX
Entre as principais vantagens de se utilizar a chave PIX, estão: em qualquer dia e horário podem ser realizadas as transações; os valores transferidos ou pagos ficam disponíveis imediatamente; É seguro pois as operações utilizam a criptografia.
Mas os clientes que ainda não se sentirem confiantes no novo sistema ou não puderem fazer a chave PIX agora, não precisam se preocupar, porque não será obrigatório aderir ao PIX. Todos poderão continuar a realizar as transferências e pagamentos como antes. O PIX é apenas uma forma mais simples e rápida. A previsão é que o PIX esteja disponível para transações bancárias a partir de 16 de novembro de 2020. De acordo com o Banco Central, haverá um limite para as transações mas ainda não existe um valor estipulado.
Monique Paulenak da Silva
Deixe um comentário