Como fazer o dinheiro fazer dinheiro?



Não importa qual é a sua situação financeira nesse momento, aprender como administrar o dinheiro é um dos maiores requisitos para quem deseja atingir a liberdade financeira em algum momento de sua vida. E a melhor maneira de atingir esse objetivo que faz parte do sonho de milhares de brasileiros, é aprendendo a fazer o dinheiro trabalhar para você.

Mas, o que isso significa exatamente? Geralmente, é a capacidade de se fazer o dinheiro fazer mais dinheiro, e há uma variedade enorme de maneiras de se fazer isso. De qualquer modo, deixe-me te perguntar. Qual a forma mais simples que você consegue pensar nesse momento que se encaixa nessa descrição?



Eu tenho certeza que você vai pensar em uma dessas duas alternativas: Ou empreender, ou investir. Inclusive, mesmo que você tenha pouco dinheiro, é possível se preparar para empreender e investir, e aos poucos, ir trilhando o caminho da sua tão sonhada liberdade financeira.

Investir ou empreender? Qual o melhor caminho para sua liberdade financeira?

Simples, os dois. Na verdade, um depois o outro. Para não confundir sua mente, dependendo do patamar de vida que você se encontra hoje, a melhor maneira de se conquistar uma liberdade financeira da forma mais rápida e sólida é através da criação de um novo negócio.



Isso porque, criar um negócio (e depois investir) é a forma mais segura para se ter uma fonte de rendimento que vai te permitir crescer a medida que seu negócio também cresce. É algo praticamente sistêmico. Não significa que seja fácil, mas definitivamente, esse é o melhor caminho para quem deseja sair do patamar de funcionário com baixo salário, para ter liberdade financeira a médio e longo prazo.

Leia também:  Poupança teve uma saída líquida de R$ 5,293 bi em setembro

Como empreender nos dias de hoje?

A gente sabe que a cada dia que passa, principalmente nos últimos tempos, os serviços, produtos e até nossas necessidades estão em constante mudança. Portanto, se você quer começar a empreender atualmente, a melhor alternativa é, sem sombra de dúvidas ter um olhar amplo sobre nosso atual contexto de vida, a necessidade das pessoas que convivem no mesmo lugar que a gente e até nossas experiências pessoais.

Identificar uma necessidade e procurar um método ou produto que possa sanar essa necessidade, mesmo que de forma sazonal, é o ponto chave para começar a empreender. Acompanhar a tendência dos mercados em expansão, apostar em qualificação profissional e finalmente colocar seus conhecimentos em prática, criando um produto, serviço ou ideia, com certeza irão te ajudar na sua trajetória de futuro empreendedor.

Feito isso, seu próximo passo será aprender a como lucrar e multiplicar seus ganhos como empreendedor. Para isso, normalmente você terá que começar a pensar em automatização de tarefas e aumento da mão de obra, mas esses são problemas que a gente considera como bons sinais de crescimento e um bom indicativo de que você está no caminho certo. Aposte nisso!

Como começar a investir

O primeiro passo para começar a investir seu dinheiro da forma certa é apostando em investimentos de baixo risco. Esses investimentos geralmente consistem em gerar uma fonte de renda passiva e que não possui um impacto gigantesco no seu desenvolvimento financeiro, mas que a longo prazo, pode ser a chave para que você possa se “aposentar” apenas com os rendimentos dos seus investimentos.

Outra excelente forma de começar a investir de forma segura é através dos investimentos de renda fixa. Nesse caso, geralmente você “compra as dividas” de um órgão, como bancos ou até o próprio governo e recebe um valor de acordo com as correções de juros, que pode ter liquidez, diária, semanal, mensal, anual e assim sucessivamente.

Leia também:  Oferta de Créditos para Pessoas Físicas e Jurídicas aumentarão em 2010

Alguns investimentos comuns para quem deseja apostar na renda fixa é o Tesouro Direto, CDB, LCI, LCA e até Fundos Imobiliários. Mas, antes de sair investindo todo o seu dinheiro nesses fundos de investimento, a melhor forma de saber qual o melhor tipo de investimento para você é pesquisando sobre cada um deles e analisando qual se encaixa melhor às suas necessidades e gostos!

Bons investimentos!

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *