Conta de Luz – Como Diminuir e Economizar Energia Elétrica em Casa



Saiba aqui como reduzir a conta de luz em sua casa.

Com a pandemia do Coronavírus (Covid-19) e a recomendação para que as pessoas fiquem em casa, o consumo de energia residencial aumentou para a maioria das famílias. Sabendo disso, preparamos aqui 7 dicas para ajudar a diminuir o seu consumo de energia em casa e consequentemente reduzir o valor da sua conta de luz.

1 – Mude os Seus Hábitos

A primeira dica que podemos dar para que você reduza o consumo de energia é que busque mudar os seus hábitos de consumo. Por exemplo, evite deixar a luz acesa em cômodos vazios e procure juntar a sua roupa suja para lavar em dias específicos na semana. Outra mudança que deve ser tomada é com relação ao chuveiro elétrico, por isso, é recomendado que tente reduzir ao máximo o seu tempo no banho.



2 – Substitua as Lâmpadas

Outra forma de reduzir o consumo de luz em sua casa é substituir o tipo de lâmpada utilizada em sua casa. Procure trocar as lâmpadas de sua casa por outras que prometam economizar até 50% da energia. Outra opção é buscar alternativas que possam controlar a iluminação do ambiente, aumentando e reduzindo a iluminação conforme o ambiente vá ficando mais escuro. Vale lembrar que muitas marcas oferecem produtos que permitem controlar este tipo de lâmpada através do celular ou assistentes de voz.

3 – Corte o Consumo Fantasma

É preciso ficar de olho também aos aparelhos eletrônicos que possuem indicadores em LED. Aquelas tão comuns luzinhas que indicam que o aparelho está na tomada também consomem energia.



4 – Compre Eletrodomésticos Econômicos

Este é um detalhe importante de se conferir ao comprar um equipamento novo para sua casa. Confira se o produto possui selo do Procel e também a tabela de eficiência energética do Inmetro. Procure sempre escolher os aparelhos com menor consumo, isso irá ajudar bastante para que você reduza o consumo de energia.

Leia também:  Pensão por Morte - Quem Tem Direito e Tempo de Recebimento

Vale lembrar que os aparelhos com melhor consumo costumam ser mais caros, porém, ao longo prazo, esta diferença de valor poderá significar uma boa economia em sua conta de luz.

5 – Simuladores para Saber os Gastos

Várias empresas de energia possuem simuladores que podem auxiliar os consumidores a descobrir onde está gastando mais luz em sua casa. Estes simuladores facilitam o planejamento dos consumidores na hora de trocar algum equipamento eletrônico de sua casa.

6- Reduza o Uso de Ar Condicionado

Outro filão da conta de luz que pode ser controlado é o uso do Ar Condicionado. Por isso, tente usar de forma consciente o ar condicionado e mantenho-o desligado o maior tempo possível. Outra dica é buscar utilizar ventiladores de teto ou chão ou local. Embora também gastem energia, a quantia gasta para seu funcionamento é bem menor do que a utilizada para o funcionamento do ar condicionado.

7 – Aproveite a Luz do Sol e Vento

Aproveite ao máximo a luminosidade oferecida pelo Sol. Por isso, tente deixar as cortinas e janelas abertas. Isso fará com que o ar circule melhor na casa e que o uso de ar condicionado ou ventiladores não seja necessário. Além disso, também melhorará a iluminação dentro de casa e reduzirá a necessidade do uso de lâmpadas durante o dia.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *