Como Regularizar o CPF pela Internet



Saiba aqui como consultar a situação e regularizar o seu CPF pela Internet.

No início desta semana, o Governo liberou o cadastro no esperado Programa de Auxílio Emergencial, que dará R$ 600,00 de ajuda para trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEIs) e Auônomos que contribuem com o INSS, devido a pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Para realizar o cadastro e receber o benefício, o trabalhador precisa se encaixar em alguns requisitos, além de não possuir pendências em seu CPF. E é justamente no CPF que muita gente está tendo problemas, pois caso o trabalhador esteja com o documento suspenso ou com pendências, é preciso regulariza-lo para ter direito ao benefício.



Esta regularização do CPF está agitando e formando imensas filas nos postos da Receita Federal. Porém, o que pouca gente sabe é que é possível realizar a regularização do documento através da internet, já que o Fisco conta com atendimento online. Se você não sabe ainda como realizar a regularização do CPF pela Internet, confira abaixo como fazer.

Como Regularizar o CPF

Para regularizar o CPF, primeiramente o contribuinte deverá acessar o site da Receita (https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp) e verificar a situação de seu CPF.



Ao realizar a verificação, poderá aparecer 4 situações diferentes:

  • Regular: Neste caso não há pendências do contribuinte.
  • Pendente de Regularização: Neste caso o contribuinte deixou de entregar alguma declaração de Imposto de Renda nos últimos 5 anos.
  • Suspensa: Neste caso o cadastro do contribuinte pode estar incorreto ou incompleto.
  • Cancelada: Neste caso o CPF do contribuinte foi cancelado por multiplicidade devido a uma decisão judicial ou administrativa.

Caso o seu CPF tenha dado como “Pendente de Regularização”, é possível resolver o problema enviando a Declaração do Imposto de Renda do ano ausente. Já se aparecer que o CPF foi Suspenso, para resolver o problema é preciso preencher o Formulário Eletrônico “Alteração de Dados Cadastrais no CPF” (https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/alterar/default.asp).

Quem estiver com dúvidas, ainda pode acessar o chat da Receita Federal (http://receita.economia.gov.br/contato/chat). Lá é possível esclarecer dúvidas e obter ajuda.

Caso o contribuinte tenha pendências eleitorais, é importante informar que a Receita Federal está regularizando a situação do CPF automaticamente, já que para resolver este problema é preciso ir até os cartórios eleitorais e atualmente eles estão fechados devido a pandemia do Coronavírus.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *