Na quarta-feira, dia 01 de abril, a Receita Federal anunciou o adiamento do prazo final de entrega da declaração do Imposto de Renda. As pessoas físicas que antes deveriam encaminhar a declaração até dia 30 de abril, agora poderão fazer até dois meses depois, em 30 de junho, por conta da crise mundial pela Pandemia do novo coronavírus, o Covid-19.
Ainda será avaliado se o pagamento do primeiro lote de restituição será realizado no dia 30 de maio ou não. Tudo isso foi anunciado enquanto a Câmara dos Deputados estava votando um o Projeto de Lei 985/2020, que suspendia o prazo de declaração enquanto estivesse acontecendo a Lei da Quarentena 13.979/20. Tudo está sendo votado de forma remota e agora ainda precisa ser votado no Senado para depois ir para a sanção do presidente Jair Bolsonaro.
Os deputados justificaram a suspensão do prazo ou o adiamento por conta das restrições impostas pela pandemia do Covid-19, que estão dentro das medidas da quarentena e desta forma, defender os direitos dos contribuintes.
A quarentena faz com que as empresas e os cidadãos estejam entre limitações e privações durante esse período. Cumprir prazos fiscais e tributários, bem como pagar contas, empréstimos e financiamentos está mais difícil por conta da pandemia.
O projeto de lei também faz com que outras obrigações previdenciárias e tributárias sejam suspensas, tais como o GFIP e Rais. Nesta proposta também está o pedido de suspensão de cobranças de multas e juros no atraso de pagamentos como financiamento de bens como veículos, imóveis, bem como empréstimos de pessoas jurídicas e físicas e de tributos federais.
O Banco Central também adiou a data limite da entrega da declaração CBE – Capitais Brasileiros no Exterior, que antes era em 5 de abril e agora mudou para 1 de junho.
Algumas alterações e novidades vieram para a declaração do Imposto de Renda 2020. Para você ficar por dentro de todas elas, preparamos uma lista de quais são e um pouco mais de detalhes sobre elas:
Kika Akita
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?