Calendário do Saque-Aniversário do FGTS





Confira o calendário do saque-aniversário do FGTS, as regras e os valores que poderão ser retirados.

Visando ao estímulo da economia, ampliando o poder de independência do trabalhador e do cidadão, o Governo Federal disponibilizou a opção de saque dos fundos depositados no FGTS. A chamada “poupança do trabalhador brasileiro”, para este ano, o valor permitido é de até 500 reais por conta, seja ela ativa ou inativa.

O anúncio ocorreu há alguns meses e possibilita que correntistas da Caixa e trabalhadores ativos e não ativos possam ter um acesso mais facilitado ao dinheiro, que já é da população. Segundo o ministério da economia, serão duas modalidades: o saque imediato, disponível em 2019, e o saque-aniversário, o qual começa em 2020 e será anual. A ideia é possibilitar que cada cidadão empregado e com depósitos mensais na conta, receba uma espécie de 14º salário, disponível sempre quando ele faz aniversário.




A liberação acontece nos mesmos moldes do atual PIS, com os valores sendo pagos pela CAIXA nas lotéricas, via conta corrente e poupança, ou nas lotéricas. Para isso, algumas regras devem ser obedecidas.

Saque imediato

Disponível como um dinheiro rápido, a liberação do saque imediato acontece em duas etapas: para correntistas da Caixa e população em geral. Clientes do banco estatal que manifestaram interesse em receber o crédito, já estão com os valores em seus saldos, a obedecer ao mês de nascimentos. Aos nascidos de janeiro a abril, receberam os 500 reais no dia 13 de setembro. No dia 27 de setembro, chegou a vez daqueles que nasceram entre maio e agosto e no dia 09 de outubro é a oportunidade daqueles que nasceram entre setembro e dezembro começarem a receber seu dinheiro.


Para quem não possui conta na Caixa, receberá o dinheiro através de outro calendário de liberação. Os nascidos em janeiro recebem a partir do dia 18 de outubro; os nascidos em fevereiro recebem alguns dias depois: no dia 25 de outubro. 08 de novembro e 22 de novembro será a vez de quem nasceu em março e abril, respectivamente. O calendário segue para os nascidos em maio e junho, que recebem seu crédito no dia 06 e 18 de dezembro. Os de julho até dezembro recebem na seguinte data: 10 de janeiro; 17 de janeiro; 24 de janeiro; 07 de fevereiro; 14 de fevereiro e 06 de março.

Regras do saque imediato

Para os que vão receber os 500 reais e não possuem conta na Caixa, devem ficar atentos na forma de pagamento. Valores de até 100 reais por conta, basta se dirigir a qualquer lotérica e levar consigo os documentos pessoais, ou mais precisamente, CPF e RG. Já os que desejam receber até 500 reais por conta, podem também usar as Lotéricas, levando consigo o documento de identificação e o cartão cidadão. O mesmo vale para os correspondentes da Caixa Aqui. Em cidades onde possui uma agência do banco, basta usar o autoatendimento, informando o CPF e inserindo o cartão cidadão.

Saque-aniversário

A outra modalidade é o saque-aniversário. Ela não é obrigatória e o trabalhador deve informar a Caixa se tem o interesse de receber o dinheiro anualmente. O calendário detalhado a partir de 2021 será ainda informado, mas a Caixa informou o percentual que cada um poderá retirar de suas contas. Aqueles que têm depósitos de até 500 reais, podem retirar anualmente até 50% do valor; conforme o valor total depositado aumenta, se diminui o percentual permitido na retirada, mas aumenta-se a parcela adicional que será paga pelo governo. Um exemplo é quem possui fundos de 10 mil reais até 15 mil, que poderão sacar até 10% do depositado, mas receberão uma parcela adicional de 1.150 reais.

Segundo a Caixa, para 2020, esses valores começam a ser liberados em abril, seguindo o mês de aniversário de cada cotista.

Por Leandrinho de Souza

Saque FGTS

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *