Fundos Imobiliários – Verdades e Mitos





Saiba aqui o que é mito e o que é verdade com relação aos Fundos Imobiliários.

Investir em fundos é uma boa pedida para quem tem uma grana extra e deseja aumentá-la. O interessante é que existem diversas opções nessa categoria, entre elas estão os fundos imobiliários, que nada mais são do que grupos de investidores que se reúnem para aplicar dinheiro em diversos tipos de investimentos imobiliários, o que pode ser feito tanto em empreendimentos em construção, quanto em imóveis prontos, como shopping center, edifícios comerciais e hospitais.

A finalidade dos investidores é obter retorno financeiro por meio da exploração de locação, venda do imóvel, arrendamento e outras atividades realizadas no setor. Porém, muita gente ainda tem algumas inseguranças ao investir nesse segmento. Esse é o seu caso? Descubra, abaixo, os mitos e verdades sobre os fundos imobiliários!




1. Fundos imobiliários têm renda variável?

Verdade. Isso, porque esse tipo de fundo é negociado pela bolsa de valores, o que faz com que o seu valor varie de acordo com a oferta e demanda existente no momento. Desse modo, como os demais fundos de investimentos, este funciona como um condomínio de investidores. Um gestor devidamente qualificado organiza os recursos aplicados por todos os participantes e posteriormente investe para render mais.

2. Os fundos imobiliários são muito caros?

Mito. Trata-se de fundos bem acessíveis, sendo possível efetuar um investimento a partir de R$ 100,00, por exemplo. Porém, é necessário estar ciente de que há taxa de administração, que é um percentual cobrado por ano para que o profissional e corretora administrem o investimento.


3. É possível ter rendimento mensal com a compra de cotas?

Verdade. A Comissão de Valores Mobiliários estabelece que 95% dos lucros obtidos por meio dos fundos imobiliários sejam divididos entre os investidores semestralmente. Leia as informações sobre os rendimentos mensais ou semestrais nas regras do investimento antes de adquirir as cotas.

É importante ressaltar que os valores podem variar, tendo em mente que quando houver mais lucros, consequentemente, você vai receber mais.

4. Os dividendos são taxados?

Mito. Os fundos imobiliários não são taxados pelo Imposto de Renda quando vendem os imóveis da carteira de investimentos. Os ganhos também são distribuídos para os cotistas sem taxação para pessoas físicas. Mas é preciso respeitar três condições: o cotista deve ter menos de 10% de cotas do fundo, o fundo tem que possuir pelo menos 50 cotistas e as cotas terão que ser negociadas apenas no mercado de balcão organizado ou bolsas de valores.

5. É recomendado diversificar a carteira?

Verdade. Assim como acontece em outros fundos de investimento, também é indicado diversificar a sua carteira em se tratando de fundos imobiliários. Isso pode ser feito ao montar uma cesta com investimentos diversificados, aplicando dinheiros em shopping e galpões comerciais, por exemplo. Outra possibilidade é comprar um fundo que compra cotas de outros fundos.

6. A experiência do gestor não faz diferença?

Mito. O volume dos pagamentos dos aluguéis e a valorização das cotas estão relacionados a quem é o locatário, localização, risco de vacância, qualidade do imóvel, etc. Dito isso, o retorno financeiro a ser alcançado também depende da qualidade dos seus ativos e do gestor. Se os fundos são bem geridos, a tendência é que rendam mais.

7. Investir em fundos imobiliários tem riscos semelhantes aos de ações?

Verdade. Toda e qualquer operação oferece riscos, ainda mais quando se trata de um produto com renda variável. Nesse tipo de investimento, os principais riscos são a vacância, quando o imóvel fica desocupado, inadimplência, desvalorização das cotas e liquidez.

Por isso, o ideal é investir de médio a longo prazo devido à volatilidade que atinge a cotação das cotas.

E aí, tirou as suas dúvidas? Com essas informações, você pode realizar os seus investimentos de forma mais segura e rentável.

Simone de Paula Leal



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *