Extrato do FGTS – Como Consultar Saldo das Contas Ativas e Inativas





Saiba aqui como consultar o seu saldo das contas do FGTS.

Quem tem um registro de trabalho por meio do regime CLT, tem um saldo depositado mensalmente que corresponde ao que é conhecido como FGTS (sigla para “Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)”, que equivale a 8% do valor que o colaborador recebe como salário.

É possível realizar a consulta do saldo disponível em qualquer instante que o trabalhador quiser mais informações sobre os valores que constam atualmente, tanto da empresa atual quando das anteriores. É possível ver extrato correspondente aos depósitos da empresa atual e também das anteriores, se você já trabalhou em outros lugares com registro CLT. Veja a seguir informações sobre como é possível fazer a consulta de saldo do seu FGTS de várias formas.




Como é possível consultar o extrato do FGTS?

A consulta pode ser feita de diversas formas: pessoalmente, acessando por meio do site da Caixa Econômica Federal, diretamente no site especificamente dedicado ao FGTS, com um cadastro para receber informações por e-mail e SMS ou pelo aplicativo exclusivo do FGTS. Independentemente da sua escolha, tome cuidado para acessar ou fazer o download das informações corretas e não cair em golpes.

É importante ressaltar que, de acordo com a legislação atual, o FGTS pode ter o seu saque realizado pelo trabalhador em determinadas situações, como a necessidade de financiamento imobiliário ou se houver demissão sem a ocorrência de justa causa ou pedido de aposentadoria. Pode ser que, eventualmente, o governo volte a liberar o saque para outros públicos por um determinado período de tempo, como aconteceu em 2017.


Confira a seguir informações detalhadas sobre cada uma das principais formas pelas quais é possível saber a situação atualizada do extrato do FGTS. Veja qual delas é mais prática para você.

Verificando a situação pessoalmente

Para quem não tem o costume de usar tecnologias com muita frequência ou confia mais em uma informação transmitida por funcionários, é possível solicitar a consulta do extrato de forma presencial, fazendo isso em agências do banco Caixa Econômica Federal. Quem utiliza o Cartão Cidadão e tem a senha dele, consegue solicitar mais detalhes da informação sobre o FGTS nos postos de atendimento específicos.

Consulta no site da Caixa

A consulta no site da Caixa Econômica Federal possibilita visualizar o saldo do FGTS e os lançamentos que foram realizados durante os seis meses anteriores à consulta. Para ter acesso ao extrato, o trabalhador precisa informar o PIS ou PASEP, que pode ser visto consultando o registro realizado na carteira de trabalho. Para ter acesso à página que apresenta os extratos, é preciso fazer o cadastro de uma senha.

Você também pode usar a senha do seu Cartão Cidadão, mas será necessário informar o PIS ou o PASEP se não lembrar qual a combinação correta dela. Quem não possui em mãos a carteira de trabalho, pode verificar qual é o número por meio do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Solicitando o recebimento por e-mail e por SMS

No site da Caixa, depois de inserir a senha para a realização do acesso, você pode autorizar o envio de e-mails para você, que vão incluir informações relacionadas aos depósitos que são feitos mensalmente na conta do FGTS. Para isso, procure no site a opção corresponde ao envio de extrato por e-mail. Depois disso, basta informar qual é o seu e-mail e pronto.

Para quem utiliza o serviço de SMS, é possível realizar o cadastro do número do celular, de modo que consiga receber as informações por mensagem de texto. Para realizar essa solicitação, procure no site a opção que fala de serviços de celular.

Usando o aplicativo do FGTS

Existe um aplicativo chamado FGTS Trabalhador, que é gratuito e está disponível para iPhone e celulares que utilizam o sistema Android. Para utilizá-lo, é necessário baixar o aplicativo na loja específica do aparelho (App Store para iPhone e Google Play para Android).

Ricardo R.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *