Conta de Luz – Bandeira Amarela em Maio 2019





Conta de Luz deve ficar mais cara em maio de 2019.

Acaba de surgir mais uma notícia nada agradável ao bolso dos brasileiros. Estamos falando de um novo aumento na conta de luz, sendo que este aumento está previsto já para este mês de maio. De acordo com a Aneel , que é a Agência Nacional de Energia Elétrica, essa cobrança será extra para o mês de maio. Saiba tudo sobre o aumento na sequência deste artigo.

É isso mesmo. Os brasileiros já podem preparar o bolso, pois a conta de luz já neste mês de maio vai subir. A notícia partiu de um anúncio realizado nesta última sexta-feira, dia 26 do mês de abril. De acordo com as primeiras informações, a conta chega aos lares brasileiros com valor mais alto em maio.




A agência informou que a bandeira de tarifas que neste mês de abril está na cor verde passará para a cor amarela no mês de maio. Quando a bandeira está na cor verde não há cobrança extra e se formos observar desde o mês de dezembro do ano passado que a tabela tarifária se encontra nessa situação.

Mas você pode estar se perguntando o que muda ao mudar a cor da bandeira de verde para amarela? Pois bem, é muito simples, quando a conta de luz vem com a bandeira na cor amarela, a taxa extra é cobrada a partir do consumo. Funciona assim, a cada 100 kwh (quilowatts-hora) consumidos é cobrado 1 real. Parece ser pouco, não é? Mas no fim das contas essa soma pode ser bem salgada e pesar bastante no bolso dos brasileiros, principalmente para aqueles de baixa renda, que já pagam um valor relativamente alto, como acontece em alguns estados.


Segunda a agência, ainda que as previsões hidrológicas para o mês de maio indiquem que haverá vazões que ficarão próximas da média histórica sobre o patamar da produção hidrelétrica, esse aumento já pode ser considerado o reflexo da diminuição de chuvas no país, nas regiões de hidrelétricas. Situação esta que tende a se manter visto que já estamos no outono e não é uma época favorável para o acontecimento de chuvas capazes de manter um nível satisfatório de água.

Dessa forma, subentende-se que a partir de maio poderemos contar em todos os meses com o pagamento dessa tarifa extra.

As pessoas pagam a conta de luz todos os meses, mas uma grande parte o sistema de bandeiras não é muito compreendido. Pois bem, o sistema de bandeiras foi criado pela própria Aneel para sinalizar aos consumidores o custo da energia que está sendo gerada, possibilitando a eles a redução do consumo em tempos em que a energia esteja mais cara.

As chamadas bandeiras tarifárias funcionam nas cores verde, amarela e vermelha, operando nos patamares de 1 a 2. É por meio da cor da bandeira que o consumidor identifica o custo da energia que consumiu.

Outro ponto a ser considerado é que a variação nas cores das bandeiras refletem as condições de geração de energia que está diretamente ligado às agua das hidrelétricas. Desse modo, no verão e em épocas em que há uma grande incidência de chuvas, as hidrelétricas acumulam um nível mais elevado de águas e isso é imprescindível para que a energia custe mais barato. Ao contrário ocorre quando o fluxo de água de chuvas diminui e o nível das hiderelétricas cai, o que faz com que a nossa conta de luz fique mais cara.

Diante disso, a única alternativa para tentar driblar este problema é tentar economizar ao máximo o consumo de energia em nossas casas.

Sirlene Montes

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *