CPF para Menor de Idade – Como Tirar



Saiba aqui como fazer para tirar o CPF de crianças menores de idade.

Sabemos que hoje em dia o CPF é um documento essencial, e é exigido em muitas áreas mesmo para as crianças, na saúde e até nas escolas no ato da matrícula. Por esse motivo é importante estar tirando o exemplar da criança esteja ela com qualquer idade.

O CPF está sendo exigido também a partir de 2018 para incluir como dependente em imposto de renda, além de obrigatório na abertura de contas.



Os jovens a partir de 16 anos que já possuírem título de eleitor pode tirar seu exemplar pela internet, mesmo de forma totalmente gratuita. Já para menores que ainda não possuem a idade mínima para votar, tem que ser via agência de Correios, Bancos da Caixa e Banco do Brasil. E será cobrado uma taxa para a execução do serviço prestado.

Para menores de 16 anos os documentos exigidos são: Certidão de Nascimento ou Casamento, documento para identificação que possua foto, documento que possua foto do solicitante seja pai ou responsável legal pela criança, se o solicitante for o próprio pai o documento com foto da criança pode ser substituído pela certidão de nascimento.

Se você é pai ou responsável legal de uma criança que ainda não possui o CPF, não perca tempo e corra até a agência dos Correios mais próxima ou uma das agências bancárias correspondentes e emita o CPF de sua criança, hoje um documento totalmente importante para muitos fins de nossa sociedade.



Nas escolas do Estado de São Paulo é obrigatório a apresentação do documento no ato da matrícula da criança, pois seu número vai nos dados do sistema, então a partir do 6º ano a criança deverá conter o título de eleitor junto aos demais documentos. Muitos pais são pegos de surpresa no ato da matrícula e isso acaba dificultando a efetivação da matrícula, fazendo com que o pai tenha que correr atrás do documento antes mesmo de efetivá–la. Por esse motivo, se você reside no estado de São Paulo e ainda não tirou o documento do seu filho, não perca tempo para não ser pego de surpresa quando for fazer ou renovar a matrícula do seu filho na escola.

Se você já tiver o CPF antes mesmo de emitir o RG ainda terá a possibilidade de incorporar o número na cédula de identidade facilitando assim o transporte onde não precisará carregar os dois documentos apenas o RG.

É importante lembrar também que os jovens com mais de 18 anos que por algum motivo ainda não tiraram o documento precisarão obrigatoriamente apresentar o título de eleitor ou o comprovante de alistamento eleitoral provando assim por sua vez que está em dia com as obrigações eleitorais.

Em alguns estados brasileiros existem programas que isentam a taxa que precisa ser paga para emissão do documento procure se informar nas assistências sociais de sua cidade para saber se no seu município existe algum programa social para auxiliar no pagamento da taxa.

Hoje a facilidade de emissão do documento é muito além das expectativas, portanto não há desculpas para demorar ou deixar de ir atrás de tirar o documento do seu filho em muitos casos nem pagar a taxa você precisará, por isso vá atrás hoje mesmo se você ainda não pediu a expedição do CPF do seu filho.

Espero que de alguma forma esse artigo possa te ajudar a te instruir e motivar para que possa ir atrás de fazer o CPF do seu filho para que assim todas as crianças possam estar regularizadas assim com o Cadastro de Pessoa Física nacional podendo assim facilitar o governo e suas instituições pública para futuros cadastros seja o mais simples até como um posto de saúde próximo a sua residência ou a matrícula escolar.

Ricardo Ferreira Rodrigues

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *