Veja aqui o passo a passo para tirar o seu E-Título.
A tecnologia está chegando um pouco mais longe e as eleições deste ano irão ter uma novidade, o seu título de eleitor digital em seu smartphone.
Mais um serviço público que está se modernizando e vários setores estão passando por diversas mudanças e uma das mais recentes é o lançamento do e-título, divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 1º de dezembro de 2017.
A iniciativa foi promovida pelo Tribunal Regional do Acre (TRE-AC), que foi muito bem aceita pelo TSE e estas mudanças serão adotadas em todo país. Quer entender como funciona o título de eleitor digital? O que você deve fazer para instalar em seu celular?
Continue lendo este texto e entenda como você deve proceder para receber seu título de eleitor digital em seu smartphone e ter muito mais segurança e praticidade na hora de votar.
Sustentabilidade e menos papel
Um dos pontos positivos desta iniciativa é a economia. A alteração é uma alternativa para diminuição da emissão de títulos eleitorais impressos, uma redução de custos para a Justiça Eleitoral.
Serão muitas vantagens em relação a emissão de segunda via de títulos perdidos, bem como suprimentos de impressora entre outros detalhes.
A vantagem para o eleitor é a segurança dos seus dados eleitorais, maior disponibilidade e a diminuição dos riscos de perda e danos por conta dos extravios.
Segundo a Justiça Eleitoral, o avanço da tecnologia proporcionará uma grande economia aos cofres públicos, maior sustentabilidade e utilização eficiente dos recursos.
Como vai funcionar o e-título
Para conseguir ter o e-título e acessar seu título de eleitor digital, será necessário baixar o aplicativo que está disponível nas lojas Google Play em smartphones com sistema Android e também na App Store da Apple para celulares com sistema iOS.
Após efetuar o download do aplicativo e-título, será necessário inserir o número do título, seu nome, além dos nomes da mãe e pai, incluindo também a data de seu nascimento. Inserindo seus dados o app irá validar e liberar seus dados para votação no dia das eleições.
Quando o aplicativo for utilizado pela primeira vez, o título digital ficará armazenado localmente em seu aparelho e disponível para o uso do documento.
Quais são as novidades em relação ao título impresso
Além do fator da economia, as novidades em relação ao título tradicional impresso, a versão digital possui a foto do eleitor para que seja identificado na hora da votação.
No entanto, esta versão digital com foto valerá apenas para aquelas pessoas que já fizeram o recadastramento biométrico que no ato da captura dos seus dados é tirado também a foto para melhorar a identificação e segurança para as eleições.
Estas novidades não interferem em nada o eleitor que não fez ainda o recadastramento, baixar o aplicativo, porém, para que sua votação seja concluída será preciso apresentar um documento com foto para sua identificação.
QR Code e Segurança
O título de eleitor digital segundo a secretária de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional do Acre, teve seu desenvolvimento em uma plataforma híbrida, ou seja, aparelhos com sistema Android ou iOS poderão fazer o download do aplicativo eleitoral.
Após o usuário eleitor informar seus dados no aplicativo, ele confirma e configura o seu acesso, você recebe informações referentes a sua quitação eleitoral, caso houver alguma pendência, será possível saber, inclusive o app fornece um QR Code que será utilizado para validação das informações que são fornecidas pela Justiça Eleitoral.
O aplicativo foi desenvolvido sem custos para os tribunais regional e superior, com o passar do tempo novas melhorias poderão surgir e os usuários que estiverem com o app eleitoral instalado em seu smartphone receberão as notificações de possíveis atualizações e novas funcionalidades.
Veja o vídeo que foi disponibilizado no Youtube pela Justiça Eleitoral para entender e ilustrar melhor o funcionamento do aplicativo, acesse: http://bit.ly/video-etitulo.
Marcio Ferraz
Deixe um comentário