O saque das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) começa nesta sexta-feira (10). Quem tem direito ao recebimento destes valores a partir desta data são os trabalhadores nascidas em janeiro e fevereiro. No entanto, até momento, os saldos das contas aparecem zerados, tanto no aplicativo do FGTS quanto no site da Caixa Econômica Federal.
Segundo o diretor-executivo de FGTS da Caixa, Valter Nunes, em entrevista à Revista Veja, informou que os beneficiários não precisam se preocupar com essa questão das contas zeradas. Pois os valares já foram repassados ao banco logo após o Carnaval. Portanto, as agências deverão liberar os saldos nesta sexta (Informação dada pelo executivo em entrevista à Revista Veja, no dia 8).
A Caixa Econômica vai funcionar em horários especiais nesta sexta (10), segunda (13) e terça-feira (14), das 8h às 16h, além de abertura no sábado, das 9h às 15h, em quase duas mil agências, para atender esta demanda.
De acordo com as estimativas da Caixa, mais de 30 milhões de trabalhadores têm direto ao benefício, um total de 43,6 bilhões de reais. A orientação do órgão é que os trabalhadores que forem sacar nas agências levem a Carteira de Trabalho para agilizar na confirmação dos dados.
Os trabalhadores de Carteira Assinada que tiverem sido demitidos por justa causa até 31 de dezembro de 2015. Isso porque o FGTS é concedido a todo empregado vinculado à Consolidação das Leis do trabalho (CLT), que são demitidos ou que pediram demissão por justa causa.
Porém, o benefício fica bloqueado para retirar somente em situações especiais no futuro. Nos casos das contas inativas, até o período informado, os valores serão liberados pelo governo a fim de aquecer a economia brasileira. A Medida Provisória 763/16, que autoriza a liberação das contas inativas do FGTS.
Situações especiais de liberação imediata do FGTS: aposentadorias, compra da casa própria, casos de doenças crônicas e outros.
Os trabalhadores poderão tirar dúvidas nas Agências da Caixa Econômica Federal ou ligar na Central de Atendimento, no 0800 726 2017. O saque poderá ser realizado até no máximo 31 de julho de 2017, nas agências da Caixa Econômica.
Daniella Dutra
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Ver Comentários
Não precisam se preocupar...kkk, conta zerada........... nada de dinheiro.