Quem não gosta de obter um bom desconto em qualquer loja? Talvez aquele sonho de consumo que jamais foi realizado porque os preços estão realmente altos e impraticáveis.
Quem sabe chegou a hora de trocar de geladeira, fogão, TV? O momento de comprar por um preço compensador pode ser esse!
Foi pensando nesse público que as Black Fridays foram criadas. Na verdade, o termo surgiu nos Estados Unidos nos idos de 1869, e tinha um significado bem distinto naquele período. O termo estava sempre ligado a fatos desagradáveis, como os problemas nas bolsas de valores americanas.
Com o passar do tempo, passou a significar momento de pechinchar. Por lá, por volta de 1939, o mês de novembro, próximo ao Dia de Ações de Graças, foi escolhido para oferecer ofertas arrasadoras.
De lá pra cá, boa parte do mundo adotou o evento, sendo muito aguardado por consumidores e comerciantes.
O fato é que, de fato, as vendas “bombam” em todo lugar neste período. Mas por conta dessa suposta avalanche de ofertas, muitos cuidados precisam ser tomados. É sabido, por exemplo, que muitos comerciantes aumentam seus preços pouco antes do evento a fim de que o preço promocional pareça de fato arrasador.
Os especialistas apontam alguns caminhos que o consumidor deve trilhar para fugir das armadilhas das promoções miraculosas. Dentre elas, eis algumas importantes:
1) Mesmo sendo produtos promocionais, os mesmos não estão isentos das regras que regem os direitos do consumidor. Ou seja, a loja deve cumprir todos os itens legais com relação à venda do produto;
2) É preciso ter cuidado ao fornecer informações pessoais aos sites na internet. Tente escolher lojas conhecidas e consagradas por sua capacidade de cumprir as normas legais;
3) Muitos sites ficam estranhamente fora do ar por horas, e quando retornam, as promoções já não mais existem;
4) Procure conhecer o produto desejado, seu preço normal, e o que pode ser entendido como um bom desconto. Não acredite nos “milagres de venda”. Saiba discernir um bom desconto e aquilo que é bom demais para ser verdade;
5) Guarde todos os comprovantes das compras realizadas e certifique-se dos prazos das garantias dos produtos.
No mais, boas compras!
Por Dan Dias
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Ver Comentários
Uso muito o histórico de preços do comparador Econovia, mostra os preços de até um ano. Assim fica fácil não cair nos descontos falsos