Comércio prevê queda nas vendas no Natal 2015

Previsão é de queda de até 4,1% nas vendas no comércio neste Natal, sendo um dos piores resultados da última década.

Como já é esperado, o Natal deste ano terá um péssimo desempenho para o comércio, podendo ser um dos piores da última década e o recuo em relação ao último ano poderá ser de até 4,1%, sendo esta a primeira vez, desde 2004, em que é registrado um resultado negativo.

As informações são da Confederação Nacional do Comércio que ainda informou que nos últimos dez anos as vendas sempre foram superiores em relação ao ano anterior, por isso a época de Natal é tão aguardada pelos comerciantes, pois sabem que por mais difícil que seja o ano, no último mês sempre era época de recuperar as perdas, mas este ano, infelizmente, não será assim.

A crise continua afetando todos os setores e o comércio de um modo especial, fazendo com que a expectativa para este Natal tenha um resultado negativo, com um recuo bastante atípico nesta que é a principal data para o setor.

E os estragos desta expectativa já começaram, com muitas empresas definindo que não irão contratar para este fim de ano, nem mesmo funcionários temporários, além daquelas que vão ter que reduzir nas compras, pois sabem que se no final de ano as vendas serão ruins assim, o que dizer então de janeiro, onde é comum para o comércio registrar uma baixa muito grande nas vendas.

O início do ano é mês dos pais se preocuparem com a volta às aulas, IPTU, IPVA, entre outros impostos mais as faturas dos cartões referentes às compras do fim de ano. Ficar com um estoque para janeiro, definitivamente, não vai ser um bom negócio para o comerciante.

De acordo com a CNC – Confederação Nacional do Comércio, as vendas no varejo terão um recuo de 4,1% no último mês do ano, em relação ao mesmo período de 2014. Ainda de acordo com a CNC, o desempenho do Natal será tão ruim, que ficará pior do que o recuo deste ano até o mês de agosto.

Victor França, assessor econômico da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, confirmou esta projeção e disse ainda que o segundo semestre terá um desempenho pior do que o registrado no primeiro semestre deste ano e que o desemprego vai chegar ao seu pior momento agora no fim do ano, o que vai piorar ainda mais para o comércio, já que com um maior número de desempregados, serão menos consumidores fazendo compras e isso vai gerar mais desemprego e muito menos contratações.

Por Russel

Posts Recentes

CNH Social 2023 – O Que é, Vagas no ES e Inscrições

Entenda como participar do Programa CNH Social do Espiríto Santo, em 2023. O Detran do Espírito Santo está com inscrições… Leia Mais

Programa Desenrola Brasil – O Que é, Como Negociar e Quitar Dívidas

Entenda como funciona o Programa Desenrola Brasil e como ele pode servir para você. No Brasil, muitas pessoas enfrentam dificuldades… Leia Mais

Pets famosos: os gatos e cães mais ricos do mundo

Por mais curioso que pareça, os pets milionários têm aparecido na mídia e se destacam pela particularidade. E isso ainda… Leia Mais

Qual a chance de uma pessoa já nascer rica?

A chance de uma pessoa nascer rica é relativamente baixa, pois a riqueza é geralmente construída ao longo da vida… Leia Mais

Como consultar pelo CPF o dinheiro esquecido em contas

Com a chegada do final do ano, cada vez mais gastos extras aparecem e contar com um dinheiro extra e… Leia Mais

Cadastro com erro no INSS: o que fazer?

Em 2022, foram identificados mais de 80 milhões de erros cadastrais no INSS; indenizações podem ser acionadas, mas com análise… Leia Mais

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies