Copom mantém taxa de juros em 14,25% ao ano

Taxa de juros atingiu seu maior nível dos últimos 9 anos. Como não houve redução, apenas uma paralisação nas altas, os juros seguem altos, os maiores desde julho de 2006.

Depois de ter 7 altas consecutivas em 2015, o Copom – Comitê de Política Monetária – agora mantém os juros em 14,25% ao ano, o maior nível dos últimos 9 anos!

O Banco Central optou por "frear" as altas em uma reunião que foi realizada na última quarta-feira, dia 2 de setembro. Como não houve redução, apenas uma paralisação nas altas, os juros seguem altos, os maiores desde julho de 2006.

Em setembro de 2014, a taxa básica de juros chegou a 11% ao ano, por isso, nestes últimos meses a taxa Selic teve um avanço de 3,25%. Ao término da reunião do dia 2, o Banco Central informou que, após uma análise do cenário macroeconômico, juntamente com as perspectivas para a inflação no país e até do balanço de riscos, por unanimidade o BC iria optar por manter a taxa Selic neste patamar.

Para o Copom, é importante deixar a taxa em 14,25% ao ano por um período mais prolongado, para conseguir combater a inflação, trazendo-a novamente para o controle do Governo até o final do próximo ano.
De acordo com os dados divulgados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil está atravessando uma "recessão técnica" e, por isso, já se esperava a manutenção dos juros, sem avanço, mas também sem recuo.

No último mês de julho o Banco Central chegou a anunciar a necessidade da manutenção da taxa básica de juros em 14,25% ao ano, por isso os economistas não esperavam um outro resultado para o fim desta reunião.
A intenção do BC é conseguir controlar o crédito e também o consumo, o que possibilitaria o controle da inflação. Só que existem os contras, por exemplo, deixando o crédito mais caro, os juros elevados vão prejudicar a atividade econômica e o país precisa crescer e gerar novos empregos.

O Banco Central já admite que a inflação vai ultrapassar o teto de 6,5%, podendo chegar, de acordo com as mais recentes previsões, a 9% em 2015.

Agora a entidade quer fazer com que o IPCA chegue a 4,5% até o final do ano que vem, sendo que para este ano a previsão é que o IPCA acumule uma alta de 9,56%.

Por Russel

Posts Recentes

CNH Social 2023 – O Que é, Vagas no ES e Inscrições

Entenda como participar do Programa CNH Social do Espiríto Santo, em 2023. O Detran do Espírito Santo está com inscrições… Leia Mais

Programa Desenrola Brasil – O Que é, Como Negociar e Quitar Dívidas

Entenda como funciona o Programa Desenrola Brasil e como ele pode servir para você. No Brasil, muitas pessoas enfrentam dificuldades… Leia Mais

Pets famosos: os gatos e cães mais ricos do mundo

Por mais curioso que pareça, os pets milionários têm aparecido na mídia e se destacam pela particularidade. E isso ainda… Leia Mais

Qual a chance de uma pessoa já nascer rica?

A chance de uma pessoa nascer rica é relativamente baixa, pois a riqueza é geralmente construída ao longo da vida… Leia Mais

Como consultar pelo CPF o dinheiro esquecido em contas

Com a chegada do final do ano, cada vez mais gastos extras aparecem e contar com um dinheiro extra e… Leia Mais

Cadastro com erro no INSS: o que fazer?

Em 2022, foram identificados mais de 80 milhões de erros cadastrais no INSS; indenizações podem ser acionadas, mas com análise… Leia Mais

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies