Governo decidiu que o pagamento de 50% do adiantamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS será feito a partir de 24 de setembro.
O Palácio do Planalto divulgou na noite desta segunda-feira (24/08) a decisão sobre o pagamento do adiantamento da metade do 13º salário dos pensionistas e aposentados que recebem do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): será pago em uma só vez a partir do dia 24 de setembro.
Depois de já ter se pronunciado sobre parcelar o adiantamento, 25% seria pago na folha de setembro e os outros 25% na folha de outubro, o Governo voltou atrás e decidiu pagar como habitualmente faz:50% em uma só parcela. Diluir o adiantamento em duas parcelas era uma tentativa do Governo de passar pelas dificuldades que está tendo com a arrecadação. Acontece que essa decisão foi bastante criticada e como o Governo não está em um de seus melhores momentos, está enfrentando uma grave crise política e os governantes estão com seus nomes envolvidos nos escândalos de corrupção – frente a isso a presidente Dilma Rousseff decidiu manter o pagamento integral (50%) do adiantamento dos aposentados.
Caso fosse mantida a decisão de pagar o adiantamento em duas parcelas, como fora decidido anteriormente, o Governo certamente enfrentaria um grande desgaste, pois essa é uma medida muito impopular. Já havia sido modificada, pois esse adiantamento é sempre pago em agosto (desde 2006) e isso já foi considerado uma medida impopular. O Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos se pronunciou, acusando o Governo de criar um colapso nas finanças dos aposentados e pensionistas, uma vez que contavam com o valor e uma grande maioria já o havia até empenhado.
Quem também se pronunciou na semana passada foi a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), alertando para o risco de haver um grande número de ações judiciais, caso não fosse revista essa medida de parcelar o adiantamento.
Essa decisão é a última, depois de tantas idas e vindas o Governo bateu o martelo. A outra parcela será paga como de costume, no mês de novembro.
PorElia Macedo
Deixe um comentário