O Sistema Interligado Nacional, o SIN, informou que a carga média de energia foi de 63.894 megawatts médio no mês de abril. Tal resultado traz uma queda de 1,3% se levarmos em consideração o mesmo mês no ano passado. Além disso, na comparação direta com o mês de março de 2015 o recuo foi ainda maior: 4,1% no consumo de energia. É importante ressaltar que tais dados foram divulgados pelo Boletim de Carga Mensal na última quarta-feira, 6 de maio.
Além disso, é importante destacar que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que este recuo é um resultado direito do baixo desempenho da indústria em questão. Caso não saiba, o setor vem realizando diversos tipos de ajustes no nível de produção, haja vista o aumento de estoque e a diminuição da demanda interna. Outro grande causador deste recuo é a redução no nível de atividade do setor de comércio e serviços.
Quando o assunto são os resultados por região, o Nordeste é o único subsistema do país que conseguiu registrar crescimento de carga em abril quando comparado ao mesmo período em 2014. Dessa forma, o Nordeste conseguiu registrar ao todo um avanço de 5,5%. Já quando a comparação é feita com março, o aumento da carga média é de apenas 0,4%. Apesar disso, os resultados do Nordeste no acumulado de 12 meses é bastante positivo: alta de 4% até o mês de abril.
Em contrapartida, as demais regiões do país não conseguiram acompanhar o Nordeste e registram recuo no consumo de energia em abril. Dentre as quedas, o mais expressivo é sem sombra de dúvidas o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que por sinal representa 60% do SIN. O recuo neste subsistema foi de 3,1%. Quando a comparação é feita com março de 2015 o recuo neste subsistema é de 4,1%.
O subsistema Sul, que conta com carga média de 10.661 MW em abril, alcançou recuo de 0,9% quando comparado com o mesmo período em 2014. Já em relação à comparação com março de 2015, esse subsistema apresentou um dos maiores recuos: 10,6%. Já a carga acumulada do no subsistema Sul em 2015 é de 3% em 12 meses até o mês de abril.
Apesar de registrar carga média de 5.204 MW em abril, o subsistema Norte contou com recuo de 1,9% se comparado a abril de 2014 e um aumento de 1,3% quando a comparação é feita com março de 2015.
Por Bruno Henrique
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?