Quando falamos em dinheiro logo vem a sensação do consumismo exagerado. Por mais que não tenhamos tendência a sermos consumistas, acabamos nos envolvendo nessa camada da sociedade, que determina quem é o melhor só porque tem mais ou menos dinheiro que o outro.
A maioria da população é assalariada, e quando se trata de algo limitado, as pessoas realmente não têm autocontrole. É mais fácil controlar o muito do que o pouco, pois quanto menos uma pessoa tem, mais ela vai querer gastar, consumir e se individuar para ter algo. Se você é uma das pessoas que possuem dificuldades de administrar seu salário, ou mesmo aquela sua renda mensal, vinda da conta poupança ou outro tipo de benefício, atente-se a estas dicas a seguir:
– Faça uma lista de suas dívidas e pague-as primeiro. Antes de pensar em fazer qualquer coisa com o seu dinheiro, priorize suas contas mensais, tais como aluguel, água, luz, IPTU, condomínio, telefone, faturas de cartão de crédito, entre outras.
– Divida seu dinheiro ao meio. Depois que você pagar todas as suas dívidas, separe o restante do dinheiro que sobrou e use metade para necessidades básicas como alimentação, e a outra para bem-estar, como comprar aquele lindo sapato da vitrine da loja que você estava namorando há tempos, entre outras coisas que sejam relevantes para o seu bem estar, mas vá com muita calma. É importante você fazer isso mesmo que você receba adiantando salarial no meio do mês, pois assim fica mais fácil de manter seus gastos no controle.
– Outra dica interessante também é anotar tudo o que você gasta durante o mês, até aquele cafezinho que você toma toda manhã na lanchonete da esquina. Assim, seus gastos ficarão controlados na prática e com o tempo, a tendência será gastar menos. Quando isso acontecer, você estará totalmente no controle dos seus rendimentos.
Por Daniela Almeida da Silva
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?