Consulta ao 1º lote de restituição do IRPF 2014

A Receita Federal liberou no dia 11 de junho de 2014 a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2014, referente ao ano calendário de 2013.

Segundo o calendário do fisco as restituições serão pagas aos contribuintes no dia 16 de junho de 2014.

A instituição tem a expectativa de que o volume liberado supere o recorde de R$ 2,7 bilhões do ano passado, podendo chegar a R$ 3 milhões. Neste ano o recebimento do primeiro lote acompanhará exatamente conforme os anos anteriores, sendo que nesse primeiro lote receberão prioritariamente os idosos com mais de 60 anos, os contribuintes com deficiência física ou mental ou moléstia grave, pensionistas e aposentados.

Nos demais lotes, o fisco pagará os demais contribuintes pela ordem de entrega da declaração de Imposto de Renda, desde que o documento tenha sido enviado com ausência de erros ou omissões. A partir do momento em que as consultas forem disponibilizadas, os contribuintes poderão visualizá-las através do portal eletrônico www.receita.fazenda.gov.br, ou pelo telefone 146 da Receita Federal digitando a opção 3, bem como via aplicativos disponíveis para os dispositivos móveis.

Apesar de não admitir oficialmente, o governo espera, de forma indireta, que os bilhões que cairão nas contas dos brasileiros nos próximos dias possam ajudar a aquecer a economia neste mês de Copa do Mundo. No entanto, a recomendação dada pelos economistas é no sentido de que as pessoas não devem se empolgar com o dinheiro da restituição, pois, atualmente as famílias brasileiras, de modo geral, encontram-se muito endividadas e a inflação alta diminui o poder de compra da população. Desse modo, o melhor que se tem a fazer será utilizar o dinheiro para realizar o pagamento de dívidas, haja vista que os juros estão muito altos e acima de tudo convém ainda poupar o restante.

Por Adriano Oliveira


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *