Para quem for viajar para o exterior um bom conselho é utilizar dinheiro em espécie. Depois que o governo aumentou a taxa do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) dos cartões pré-pagos e de débito, de 0,38% para 6,38%, ficou mais vantajoso usar o dinheiro em vez dos cartões.
Os especialistas recomendam que a pessoa faça uma pesquisa de preços antes de viajar. Sabendo o valor exato que deverá gastar no exterior, a pessoa pode levar o dinheiro necessário e apenas usar o cartão em casos de emergência.
Com a internet é possível pesquisar desde preços de estadia de hotéis até a passagem de metrô.
Apesar de estar livre de altas taxas de impostos, o dinheiro em espécie tem suas desvantagens. Existe o risco de roubo, de perda, além do fato de ser muito perigoso para uma pessoa andar com dinheiro vivo.
O cartão pré-pago, mesmo com a mudança de IOF, pode ser mais atraente para quem busca segurança. Ele permite ao cliente obter conversões de moeda rapidamente, fica livre de flutuações cambiais e pode ser carregado com o tanto certo de dinheiro que se pretende gastar.
Além do dinheiro em espécie, o cartão de crédito também se tornou vantajoso para ser usado no exterior, uma vez ele proporciona a possibilidade de adiar o pagamento dos 6,38% com o valor da compra junto ao prazo de fechamento da fatura.
Fora isso, o cartão de crédito tem vantagens como os benefícios em milhas, que o cliente pode usar em seu favor para trocar por passagens aéreas, reservas em hotéis e até mesmo nas compras em lojas específicas.
Porém, o cartão de crédito requer mais cuidado do cliente para que o “valor limite” não seja extrapolado nas compras, já que os juros são bem altos.
Sendo dinheiro em espécie, cartão pré-pago ou cartão de crédito, agora a pessoa que viajar ao exterior terá que fazer um planejamento muito mais detalhado para não gastar além do necessário.
Por Luciel Ribeiro
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?