O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou a pesquisa que mostra um recuo no valor real da folha de pagamento dos trabalhadores do setor industrial no Brasil. O recuo é de 2,1% no mês de setembro frente ao mês de agosto deste ano.
A folha de pagamento real de setembro aumentou em relação ao mesmo período do ano de 2011. O aumento foi de 1,4%. No acumulado para o ano a folha de pagamento do setor industrial teve um crescimento de 3,2%. Comparado com os dados dos últimos 12 meses, contados a partir de setembro, o aumento foi de 3,0%.
Na comparação com mesmo período de 2011 a folha de pagamento teve uma alta em 11 localidades, das 14 pesquisadas pelo IBGE. Em especial no Rio de Janeiro, com uma alta de 6,9%. No Estado do Paraná a alta foi de 4,5%. Nas regiões Norte e Centro-Oeste houve aumentos de 3,2%. Na região metropolitana de São Paulo houve uma queda de 0,2%.
Das atividades pesquisadas pelo IBGE, 9 tiveram aumentos de um total de 18. O maior aumento da folha de pagamento foi nas atividades industriais de refino de petróleo e produção de álcool, com uma variação positiva de 7,7%.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?