A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) afirmou que as previsões para o clima em 2013 favorecem uma boa safra para o próximo ano. Segundo Silvio Porto, diretor da Conab, há indicação de chuvas dentro do normal para os meses vindouros, o que garantiria uma boa produtividade de grãos no Brasil. A estimativa da entidade é de que no ano que vem o país bata um novo recorde de produção com uma colheita de 181,55 milhões de toneladas.
De acordo com as previsões climáticas da Conab, a região Nordeste pode enfrentar novamente irregularidade de chuvas. Isso se daria pela influência climática do fenômeno La Niña. Isso deve dificultar que se recupere as perdas deste ano, provocadas pela prolongada estiagem. A perspectiva da Conab é de que haja um aumento de no máximo 19,8% na produção de grãos dessa região, mesmo com o clima dificultando o crescimento das plantações. Isso colocaria a região com uma produção de 14,8 milhões de toneladas, com um aumento de produtividade de cerca de 17%.
Na região Sul, também afetada pela estiagem, deve haver um aumento de 20,6% na safra. A produção estimada é de 69,7 milhões de toneladas de grãos. O Estado do Rio Grande do Sul deverá ter o crescimento mais expressivo de produção, com 34,1% de aumento. O que deve recuperar a quebra na safra passada, que foi de 27,5%.
O Centro-Oeste deve ter um aumento de 2% na safra, alcançando uma produção total de 72,5 milhões de toneladas, isso mantém a região na liderança da produção de grãos no Brasil.
Fonte: Hoje em Dia
Por Matheus Camargo
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?