E-commerce tem deflação em outubro

Os produtos do comércio eletrônico apresentaram uma deflação de 0,64% em média no mês de outubro de 2012. Os dados são do índice da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, em parceria com o site Buscapé. O estudo aponta que em 21 meses os preços no setor de comércio eletrônico estão com uma tendência deflacionária. Somente em agosto de 2011 e em janeiro de 2012 houve alta de preços.

A pesquisa valeu-se de 151 categorias de produtos divididos em 10 grupos. Por categoria, a porcentagem de variação de preços aponta que 73 delas tiveram uma deflação de1,47% e 78 uma inflação de 0,79% no mês de outubro. Já por grupos dentre os dez, oito registraram caida de preços nesse mês. As categorias que apresentaram as maiores quedas foram a de Fotografia, com variação negativa de 2,39%, Eletrônicos com menos 1,62%, e a Telefonia com menos 1,58%.

Em comparação com outubro de 2011, a queda é ainda mais expressiva. O índice apresenta uma deflação de 8,92%. Sendo que nove dos dez grupos tiveram redução de preços. Na mesma base de comparação das 151 categorias, 113 delas tiveram uma deflação, em média, de 9,92%.

As demais categorias tiveram uma variação positiva de 2,09%. Novamente as categorias de Fotografia e Telefonia apresentaram forte deflação, respectivamente de menos 13,07% e menos1,98%.

Por Matheus Camargo

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies