As bolsas de Nova York no dia 9 de novembro ampliaram suas perdas da semana. Os investidores estão cada vez mais preocupados com a crise financeira na Grécia e com a situação das contas públicas dos Estados Unidos.
A situação das contas públicas dos EUA mais preocupante é o abismo fiscal que vem demandando do governo norte-americano uma política de cortes de gastos vigorosa. Por outro lado, há também o temor do final dos incentivos fiscais adotados no governo Bush. Sem uma solução para a estabilidade do endividamento público dos EUA o país vive a ameaça de voltar a uma profunda recessão. O Congresso norte-americano precisa posicionar-se até final do ano sobre a situação orçamentária do governo.
Wall Street teme também com a situação das exportações no país. Dados do departamento de comércio do governo americano apontam que os custos para exportar subiram nos Estados Unidos nos últimos meses. Isso pode afetar negativamente a economia americana.
Em Nova York também se teme pelos rumos da economia europeia. Os mercados financeiros da Europa recuam com a incerteza sobre o futuro da Grécia. O Parlamento grego discutiu no domingo, 11 de novembro, o orçamento do país. Os investidores temem que a Grécia volte a não pagar a próxima parcela de empréstimo de seu pacote de ajuda financeira.
Por Matheus Camargo
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?