Aneel cobra eficiência na geração de energia





Nelson Hubner, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, afirma que o setor de geração de energia possuem custos muito dispares entre cada unidade. Para ele, as novas regras deverão corrigir as assimetrias e levar o setor a nivelar seus custos dentro de um certo tempo. Hubner fez a declaração nesta última sexta-feira, 9 de novembro, em sua participação em um  seminário da Confederação Nacional da Indústria.

Para Hubner, o governo estaria regredindo ao regime de tarifa pelo custo. Para ele " a filosofia" do sistema de concessão continua a mesma no setor elétrico. E não há nenhuma surpresa com o novo modelo. Hubner acrescenta ainda que as regras são compatíveis com as que a Aneel pratica.




O diretor-geral da Aneel afirmou também que o levantamento dos custos das usinas de produção de energia elétrica no país buscou informações em oitenta por cento dos centros de geração no Brasil.

Na contabilidade da Aneel, para as novas tarifas e custos foi focado também os custos futuros de usinas novas. Segundo ele, as novas usinas que estão sendo construídas possuem um  custo operacional inferior as antigas usinas, que produzem menos gastando mais.


Por Matheus Camargo



1 comentário em “Aneel cobra eficiência na geração de energia

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *