Nelson Hubner, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, afirma que o setor de geração de energia possuem custos muito dispares entre cada unidade. Para ele, as novas regras deverão corrigir as assimetrias e levar o setor a nivelar seus custos dentro de um certo tempo. Hubner fez a declaração nesta última sexta-feira, 9 de novembro, em sua participação em um seminário da Confederação Nacional da Indústria.
Para Hubner, o governo estaria regredindo ao regime de tarifa pelo custo. Para ele " a filosofia" do sistema de concessão continua a mesma no setor elétrico. E não há nenhuma surpresa com o novo modelo. Hubner acrescenta ainda que as regras são compatíveis com as que a Aneel pratica.
O diretor-geral da Aneel afirmou também que o levantamento dos custos das usinas de produção de energia elétrica no país buscou informações em oitenta por cento dos centros de geração no Brasil.
Na contabilidade da Aneel, para as novas tarifas e custos foi focado também os custos futuros de usinas novas. Segundo ele, as novas usinas que estão sendo construídas possuem um custo operacional inferior as antigas usinas, que produzem menos gastando mais.
Por Matheus Camargo
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?