O IGP-DI (Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna), indicador da Fundação Getúlio Vargas, apresentou uma variação negativa de 0,31% para o mês de outubro deste ano, contra uma inflação de 0,88% no mês setembro. O resultado das pesquisas da FGV foi anunciado na quarta-feira, dia 7 de novembro.
A taxa de inflação medida pelo IGP-ID está dentro das expectativas dos analistas financeiros, de acordo com pesquisa da AE-Projeções. Eles previam uma deflação de 0,40% a até uma alta de 0,20%. A mediana das projeções dos analistas estava apontando uma deflação de 0,15%, o que foi superada pela apresentação dos dados da pesquisa.
Com esse resultado deflacionário para o mês de outubro o índice IGP-DI acumula uma inflação de 7,12% no ano de 2012, até agora. Para o período dos últimos doze meses a variação acumulada do índice é de uma alta de 7,41%.
A fundação informou na divulgação da pesquisa que o índice é composto de três indicadores diferentes: o IPA-DI, o IPC-DI e o INCC-DI. Eles medem preços, respectivamente, no mercado, no atacado, no varejo e nos materiais de construção. Desses apenas os preços de produtos no mercado de varejo apresentou alta este mês, com 0,54% de variação positiva.
Deixe um comentário