Expansão do crédito no Brasil – Bons resultados





De acordo com as declarações do Banco Central a expansão do crédito no mercado brasileiro segue em ótimo estado.

As afirmações são de Luiz Awazu Pereira, diretor do Banco Central, e afirmam que o crescimento do crédito no Brasil ocorreu em um contexto muito diferente do que aconteceu  em economias avançadas  durante a crise de 2008. Para ele, o baixo grau de endividamento das famílias e das empresas e até mesmo do campo governamental  é uma diferença elementar dos dois contextos.




Awazu realizou suas afirmações durante um fórum promovido pelo Banco Central na capital gaúcha, Porto Alegre. Essas afirmações do diretor foram feitas mesmo com a avaliação de que as taxas de calotes nos empréstimos têm sido elevadas nos últimos 3 meses.

O diretor afirmou, ainda, que o crédito imobiliário do Brasil tem espaço para operar sua expansão. Segundo ele, este crédito representa apenas 6% do Produto Interno Bruto brasileiro. Segundo ele, o rápido crescimento do crédito no setor ocorre com regras de prudência e de forma sólida. Ele explicou que isso é muito diferente de uma  expansão do crédito sem uma base sólida determinado apenas pela deteriorização dos critérios de seleção das carteiras  de crédito.


Por Matheus Camargo

Fonte: Estado de Minas



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *