De acordo com as declarações do Banco Central a expansão do crédito no mercado brasileiro segue em ótimo estado.
As afirmações são de Luiz Awazu Pereira, diretor do Banco Central, e afirmam que o crescimento do crédito no Brasil ocorreu em um contexto muito diferente do que aconteceu em economias avançadas durante a crise de 2008. Para ele, o baixo grau de endividamento das famílias e das empresas e até mesmo do campo governamental é uma diferença elementar dos dois contextos.
Awazu realizou suas afirmações durante um fórum promovido pelo Banco Central na capital gaúcha, Porto Alegre. Essas afirmações do diretor foram feitas mesmo com a avaliação de que as taxas de calotes nos empréstimos têm sido elevadas nos últimos 3 meses.
O diretor afirmou, ainda, que o crédito imobiliário do Brasil tem espaço para operar sua expansão. Segundo ele, este crédito representa apenas 6% do Produto Interno Bruto brasileiro. Segundo ele, o rápido crescimento do crédito no setor ocorre com regras de prudência e de forma sólida. Ele explicou que isso é muito diferente de uma expansão do crédito sem uma base sólida determinado apenas pela deteriorização dos critérios de seleção das carteiras de crédito.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?